Pré-jogo: Guaraní X Cruzeiro (Em busca de mais uma classificação e, se der, da garantia do 1º lugar)


Salve nação celeste! Após ser o primeiro clube a garantir uma vaga nas semi-finais do Campeonato Mineiro no último domingo, o Cruzeiro voltará a campo nesta quarta-feira em busca da garantia da classificação na próxima fase da Libertadores.

Atualmente apenas uma combinação de resultados catastróficas tira do Cruzeiro a vaga para as oitvas-de-final, vaga que sempre veio nas já inúmeras vezes que o time cinco estrelas participou da competição. Um empate já garanteo Cruzeiro 100% no mata-mata. Entretanto, o time, e nós, queremos mais.

Uma vitória contra um Guaraní desmotivado, eliminado, que perdeu todos os jogos até aqui,com reservas e a cabeça no clássico contra o Cerro Porteño. É disso, aliado a uma vitória do Tolima sobre o Estudiantes, também nesta quarta, que o Cruzeiro precisa para chegar na última rodada tranquilo e com o primeiro lugar da chave assegurado.

A situação é favorável, mas nestas horas sempre aparece o pior inimigo. A soberba! Subestimar o Guaraníe os seus reservas que irão ao campo pode ser fatal. A Libertadores sempre foi traiçoeira com quem não respeita o seu rival e o Cruzeiro, veterano na competição, já é mais do que vacinado.

O trabalho de Cuca até hoje conseguiu impedir que o sentimento de já ganhou entrasse em campo com o time nesta Libertadores e as goleadas foram sendo construídas com muita concentração e esforço. O jogo desta quarta, pelo cenário desenhado, talvez seja o mais fácil. Entretanto, o resultado só virá se a equipe cruzeirense esquecer-se disso e, concentrada, ir para cima do adversário. Aí, depois dos 90 minutos, teremos muito que comemorar.

Guaraní: Pablo Aurrecochea (Joel Silva); Eduardo Filippini, Elvis Marecos (Ignacio Ithurralde), Joel Benítez e Federico Carballo; Jorge Mendoza, Osvaldo Hobecker, Fabián Stark e Miguel Paniagua; Julián Benítez (Fabio Escobar) e Luis Ovelar. Téc: Félix Dário León.

Cruzeiro: Fábio; Pablo, Victorino, Gil e Gilberto; Marquinhos Paraná, Henrique, Montillo e Roger; Wallyson e Thiago Ribeiro. Téc: Cuca.

Curiosidades da partida: Cruzeiro e Guaraní se enfrentaram apenas pela 2ª vez na história.

O primeiro encontro entre as equipesaconteceu este ano em Sete Lagoase é de excelente recordação para o torcedor cruzeirense.O time venceu por 4 a 0 e se isolou na liderança do Grupo 7, situação quemantém até agora.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.