Pré-jogo: Grêmio x Cruzeiro (A Batalha de Porto Alegre)

O Cruzeiro: abre a disputa da semifinal da Copa do Brasil desta temporada em Porto Alegre e a torcida não consegue falar nem pensar em outra coisa.

A sede de voltar a conquistar um título nacional e o desejo de vingar a eliminação na semifinal de 2016 são os motores fundamentais do lado celeste do confronto, afinal realizar a meta de retornar a Libertadores com taça seria muito melhor.

Com a equipe base dos últimos jogos, Mano Menezes tem dúvidas para formar o meio-campo. Lucas Silva e Robinho são os mais cotados, mas Hudson e Élber podem ser a surpresa na escalação.

O Grêmio: vem embalado por uma temporada que tem se tornado quase perfeita desde o fim dos estaduais e o início do Brasileirão.

Na segunda colocação do nacional e vivo nos mata-matas da Libertadores e da Copa do Brasil, o Tricolor gaúcho tem o ânimo e a confiança elevados, além de sempre enfatizar publicamente que a prioridade da equipe será a disputa dos torneios eliminatórios.

Com a maior parte dos titulares a disposição, Renato Gaúcho lamenta apenas a ausência de Maicon no meio-campo. No entanto, a dupla formada por Michel e Arthur tem agradado os gremistas e também pode complicar.

Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Luan e Pedro Rocha; Barrios. Téc: Renato Gaúcho.

Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero, Leo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Silva, Élber, Thiago Neves e Alisson; Rafael Sobis. Téc: Mano Menezes.

Horário e Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS). Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017 às 21:45.

Motivo: Jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

Arbitragem:  Marcelo Aparecido de Souza (SP), auxiliado por Anderson José de Moares Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP).

Transmissão: Globo para RS e MG (BH, Varginha, Araxá, Coronel Fabriciano e Montes Claros), SporTV 2, Fox Sports 2. O Guerreiro dos Gramados acompanha a partida em tempo real em seu canal oficial no Facebook e, principalmente, no twitter @GdosGramados.

Retrospecto: Cruzeiro e Grêmio se enfrentaram duas vezes em terras gaúchas pela Copa do Brasil, mas até aqui ninguém balançou as redes.

O primeiro 0x0 foi pelo duelo de ida da decisão da competição em 1993, mas a vitória por 2×1 garantiu ao Cruzeiro o título do torneio naquela temporada. Já em 2016, o empate no jogo de volta classificou o Grêmio, que havia vencido a ida por 2×0, para a decisão.