Pré-jogo: Goiás X Cruzeiro (A garotada celeste em ação)


Salve nação celeste! Vivemos um momento fantástico da história do Cruzeiro. Chegamos a quarta final de Libertadores com chances reais de conquistarmos o tricampeonato. Enquanto vivemos esta trajetória, no entanto, o Brasileirão corre solto.

Preocupado em não perder jogadores para as partidas decisivas contra o Estudiantes, Adílson Batista deve investir novamente na base celeste para o confronto deste domingo contra o Goiás no Serra Dourada. Mas desta vez, a tendência é de que a partida seja bem mas complicada do que a vitória (sofrida, diga-se de passagem) sobre o Avaí na última rodada.

O Goiás ainda não venceu em casa no Brasileirão, mas faz uma boa campanha fora de casa. O oposto do Cruzeiro que teve seus melhores resultados no Mineirão, mas ainda não pontuou longe dos seus domínios. E vencer o Goiás em Goiânia não é tarefa das mais simples. A missão da garotada celeste é dar o máxmo de si para arrancar pontos do Esmeraldino e garantir que o Cruzeiro não se distancie ainda mais dos líderes do campeonato.

Atualmente, são 7 pontos que separam Cruzeiro de Internacional e Atlético-MG, os líderes do Brasileirão. Acredito que se terminarmos a Libertadores com no máximo 10 pontos de distância do líder (especialmente se for o cavalo paraguaio de Belo Horizonte), teremos ótimas condições de ainda brigar pelo título.

Eis a missão da garotada celeste na partida deste domingo. Vencer ou pelo menos empatar para manter os líderes na alça de mira do Cruzeiro, afinal a expectativa é de que os bons resultados venham quando o time titular voltar a atuar no Brasileirão. Até lá, no entanto, torceremos para que nossa base prove que nosso futuro tem tudo para ser tão vitorioso quanto está sendo nosso presente.

Goiás: Harlei; Ernando, Rafael Tolói e Leandro Euzébio; Vítor; Amaral, Ramalho, Felipe Menezes e Júlio César ; Felipe e Bruno Meneghel. Téc:Hélio dos Anjos

Cruzeiro: Andrey; Jancarlos, Neguete, Vinícius e Diego Renan; Elicarlos, Fabinho, Anderson Uchoa e Bernardo (Dudu); Thiago Ribeiro e Zé Carlos. Téc: Adílson Batista

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Goiás já se enfrentaram 15 vezes com mando de campo goiano pelo Campeonato Brasileiro. E os números mostram como é difícil vencer o Goiás fora de casa. Foram apenas 3 vitórias celestes, somadas a 5 empates e 7 derrotas. O Cruzeiro marcou 11 gols e sofreu 21.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.