Pré-jogo: Fluminense X Cruzeiro (Recuperando terreno) Brasileirão 2015


O Cruzeiro: encontra-se neste momento na 12ª colocação do Campeonato Brasileiro. Caso derrote o Fluminense na noite desta quinta-feira, a Raposa passará apenas ao 11° posto, mas tendo como critério a pontuação e o fato de que o time celeste atuará no Mineirão pelas duas rodadas seguintes, vencer o Tricolor hoje é fundamental para entrar na briga na metade de cima da tabela.

Atualmente com 8 pontos de desvantagem para o G-4 e apenas 3 acima do Z-4, uma vitória da Raposa pode significar a redução para 5 pontos da Zona da Libertadores (desde que Corinthians e Atlético-PR empatem) e abrir 6 pontos sobre a zona de rebaixamento. Em termos de classificação, a equipe cinco estrelas seguiria na metade de baixo, mas ao falar em pontuação, ficaria mais próxima dos primeiros do que dos últimos colocados.

Contente com a atuação diante do Atlético-PR no último sábado, o treinador Vanderlei Luxemburgo deve repetir a escalação, excluindo o lesionado Bruno Rodrigo. Paulo André deve ser o titular enquanto o ataque seguirá formado por Marquinhos, Arrascaeta, Marcos Vinícius e Joel, com Willian e Leandro Damião no banco.

O Fluminense: vem de quatro jogos sem derrota, sendo três vitórias e um empate no Morumbi contra o São Paulo na última rodada.

A boa campanha Tricolor permite aos cariocas alcançar a vice-liderança em caso de vitória nesta quinta-feira e motivação para superar o Cruzeiro, portanto, não irá faltar.

Os desfalques, porém, são muitos. Wagner, negociado com o futebol chinês, já não enfrentou o São Paulo. Kennedy, também negociado, fica fora. Enderson Moreira ainda não poderá contar com o suspenso Edson e o lesionado Vinícius, além da dúvida sobre a condição do lateral-esquerdo Giovanni.

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Manoel, Paulo André e Fabrício; Henrique, Willians, De Arrascaeta, Marcos Vinícius e Marquinhos; Joel Téc: Vanderlei Luxemburgo.

Fluminense: Diego Cavalieri; Wellington Silva, Antônio Carlos, Gum e Gustavo Scarpa (Giovanni); Pierre, Jean, Higor Leite e Gerson; Marcos Junio e Fred. Téc: Enderson Moreira.

Arbitragem: Heber Roberto Lopes (SC), auxiliado por Kléber Lúcio Gil (SC) e Sidimar dos Santos Meurer (SC)

Horário e local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ). Quinta-feira, 09 de julho de 2015 às 21:00

Motivo: Campeonato Brasileiro. 12ª rodada.

Transmissão: Sportv (exceto Rio de Janeiro) e PFC. O Guerreiro dos Gramados acompanha a partida em tempo real em seus canais oficiais no Facebook e no Google +, além do twitter @GdosGramados

Retrospecto: Cruzeiro e Fluminense se enfrentaram 32 vezes em partidas pelo Brasileirão com mando de campo carioca e a vantagem é tricolor.

Foram 12 vitórias do Fluminense, 11 empates e 9 derrotas. O time celeste marcou 38 gols e sofreu 44.

Por: João Henrique Castro