Pré-jogo: Fluminense X Cruzeiro (Em defesa de 2003, o maior campeão dos pontos corridos)


O Cruzeiro: pode não ter grandes objetivos nesta reta final do Brasileirão, mas uma vitória ou até mesmo um empate contra o Fluminense seriam de muita importância para a instituição.

Campeão com o melhor aproveitamento na história dos pontos corridos, o clube celeste tem a missão agora de atrapalhar o Fluminense, que pode ultrapassar o desempenho cinco estrelas em 2003, mas apenas se vencer todos os seus jogos finais.

Sem Martinuccio e Fábio, parte da torcida desconfia da possibilidade do Cruzeiro aprontar para cima do campeão nacional. Todavia, os jogadores tem nesta partida uma excelente oportunidade de mostrarem que tem futebol para permanecer no próximo ano ou ganhar mais espaço no grupo, casos de atletas como Rafael e Élber, que irão iniciar o duelo na equipe titular.

O Fluminense: está em clima de festa, mas os jogadores mantém o discurso de que devem buscar o máximo de recordes possíveis, agora que o campeonato já está garantido.

Com todos os ingressos destinados aos seus torcedores vendidos, o time carioca ainda terá a pressão da torcida na busca por um bom resultado, ou seja, um universo construído de forma favorável para motivar os jogadores do clube.

O retorno de Deco ao time também empolga, mas a ausência de Wellington Nem é um desfalque importante. Apesar do favoritismo tricolor, é bom lembrar que futebol se faz dentro das quatro linhas.

Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carleto; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Rafael Sobis e Fred. Téc: Abel Braga.

Cruzeiro: Rafael, Ceará, Thiago Carvalho, Leandro Guerreiro e Everton; Charles, Marcelo Oliveira, Tinga e Montillo; Elber e Anselmo Ramon. Téc: Celso Roth.

 

Arbitragem: Raphael Claus (SP), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP).

Horário e local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ). Domingo, 18 de novembro de 2012 às 17:00 horas.

Competição: Campeonato Brasileiro, 36ª rodada.

Retrospecto: Foram 24 duelos entre Fluminense e Cruzeiro pelo Brasileirão com mando de campo tricolor e a vantagem histórica pertence aos cariocas.

A equipe do Rio de Janeiro tem a seu favor o retrospecto de 9 vitórias, 10 empates e 5 derrotas, levando ainda vantagem no número de gols marcados. 32 contra 23 da Raposa.