Pré-jogo: Flamengo X Cruzeiro (Vitória e decisão na última rodada)


Salve nação celeste! O Campeonato Brasileiro de 2010 tem tudo para trazer ao torcedor cruzeirense um sentimento inédito. Chegar na última rodada com chances de ser campeão.

Estamos acostumados a decidir a vaga para a Libertadores nestas circunstâncias, mas nem em 2003 quando fomos campeões vivemos esta emoção, uma vez que já chegamos à última rodada com o título nas mãos.

A mídia do eixo esqueceu deste detalhe e muitos dizem que para o Fluminense ser campeão basta vencer o Palmeiras e o Corinthians perder parao Vasco. A partida contra o Flamengo é o momento ideal, e último, de provar que estamos vivos.

A tarefa não será fácil. O fantasma do rebaixamento ainda assombra o Flamengo e uma derrota neste domingo pode significar uma aproximação perigosa dos cariocas da zona do rebaixamento. Por mais que o rubro-negro não venha bem na competição, contará com sua torcida e toda aquela pressão extra-campo que pode ressultar em um filme parecido com o ocorrido no Pacaembu quando o Cruzeiro foi garfado pelo árbitro Sandro Meira Ricci.

Para o Cruzeiro não dar brecha a estas interferências, no entanto, basta ser eficiente e não perder tantas chances de gol como vinha acontecendo antes da partida contra o Vasco. As cobranças de escanteio, antes desperdiçadas, se tornaram armas fatais e podem auxiliar a derrubar o Flamengo em Volta Redonda.

O Cruzeiro entrará em campo com praticamente o mesmo time que derrotou o Vasco. A exceção fica por conta do retorno de Gil ao sistema defensivo no lugar de Edcarlos. No meio-campo, Roger e Montillo seguem juntos e prometem tocar o terror na defesa flamenguista.

Já o Flamengo não contará com o atacante Deivid, velho conhecido da torcida cinco estrelas. O técnico Vanderlei Luxemburgo, que não acertou a mão no comando do Flamengo, aposta no garoto Marquinhos no comando do meio-campo como a novidade para reencontrar o bom futebol.

O momento do Flamengo é ruim e Luxemburgo demonstra a cada rodada não saber o que fazer com o time. O Cruzeiro, consistente durante todo o campeonato, tem toda a condição de vencer e seguir firme na briga. O melhor jeito de lembrar aos colegas jornalistas do eixo que estamos vivos!

Flamengo: Marcelo Lomba, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Renato e Marquinhos; Diogo e Diego Maurício. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Gil, Leo e Diego Renan; Henrique, Marquinhos Paraná, Roger e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Técnico: Cuca.

Curiosidade da partida: O Flamengo é um velho freguês do Cruzeiro, mesmo atuando em seus domínios. É isto o que diz o retrospecto do confronto pelo Brasileirão.

Foram disputados 20 jogos com mando de campo rubro-negro e o Cruzeiro venceu 9 deles, contra apenas 7 vitórias do Flamengo, além de 4 empates.

O Flamengo, entretanto, marcou mais gols no confronto. Foram 28 gols cariocas contra 25 mineiros.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.