Pré-jogo: Flamengo x Cruzeiro (Selar a taça)

O Cruzeiro: faz nesta quarta-feira o seu quarto confronto contra o Flamengo no ano. E o objetivo é conquistar a primeira vitória e desempatar o retrospecto que, até aqui, computa três empates, ainda que a Raposa tenha faturado nos pênaltis o título da Copa do Brasil.

Mirando de longe o Corinthians, o time cinco estrelas assume o discurso de que não jogou a toalha e as atuações contra Palmeiras e Atlético-PR sugerem isso. Vencer no Rio de Janeiro, aliás, mantém a equipe viva faltando cinco rodadas para o fim do campeonato. E, caso o Corinthians tropece, permite uma aproximação que pode tornar o sonho um pouco mais real.

Sem poder contar com Arrascaeta e Rafinha, Mano Menezes terá que reformar o quarteto ofensivo. Alisson e Rafael Sobis são os favoritos, com o garoto Jonata correndo por fora. No meio-campo, Lucas Romero deve voltar ao time titular.

O Flamengo: busca a classificação para a Copa Libertadores em duas frentes, mas sabe que precisa vencer em casa para não ver a briga pelo G-7 se complicar, nem abrir brecha para os perseguidores.

A derrota para o Grêmio em Porto Alegre só não tirou o rubro-negro do grupo dos classificados em função do tropeço do Vasco contra o Vitória, mas a pressão pela reação é grande. Especialmente em um momento em que o time perdeu suas principais referências.

Sem Juan, Réver, Diego e Guerrero, o treinador Reinaldo Rueda aposta no recuo do jovem Lucas Paquetá para o meio campo e na insistência com Felipe Viseu no ataque para fazer valer o mando de campo e obter a vitória.

Flamengo: Diego Alves; Pará, Rhodolfo, Rafael Vaz e Renê; Cuéllar, Willian Arão, Lucas Paquetá e Everton Ribeiro; Éverton e Felipe Vizeu. Téc: Reinaldo Rueda.

Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Manoel, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Romero, Robinho e Thiago Neves; Alisson e Rafael Sobis. Téc: Mano Menezes.

Horário e Local: Allianz Park, São Paulo (SP). Segunda-feira, 30 de Outubro de 2017 às 20:00.

Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Arbitragem: Leandro Bizzio Marinho (SP), auxiliado por Helton Nunes (SP) e Thiaggo Americano Labes (SP).

Transmissão: Globo MG e PFC. O Guerreiro dos Gramados acompanha a partida em tempo real em seu canal oficial no Facebook e, principalmente, no twitter @GdosGramados.

Retrospecto: Cruzeiro e Flamengo já se enfrentaram 27 vezes pelo Campeonato Brasileiro em partidas com mando de campo rubro-negro e o retrospecto é equilibrado, com pequena vantagem carioca.

Foram 11 vitórias flamenguistas, 6 empates e 10 vitórias celestes em duelos neste condição. Nos gols marcados, nova vantagem flamenguista. 43 contra 31 do time cinco estrelas.