Pré-jogo: Flamengo X Cruzeiro (Quebrar o tabu do novo Maracanã)


O Cruzeiro: encara o Flamengo neste domingo disposto a espantar de vez a marca incômoda que acompanha o clube desde a reinauguração do Maracanã: a de não ter vencido no estádio desde então.

Mais que a quebra do tabu, o jogo importa também para a manutenção da boa vantagem celeste na liderança ou mesmo para ampliá-la, já que São Paulo e Internacional tem confrontos complicados e podem tropeçar neste domingo.

Com desfalques importantes na linha de frente, casos de Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, Júlio Baptista e Dagoberto, Marcelo Oliveira vai contar com um quarteto ofensivo bastante modificado. Alisson, Marlone, Marquinhos e Marcelo Moreno devem ter a missão de comandar o ataque contra o adversário rubro-negro.

O Flamengo: venceu o Figueirense na última quarta-feira e respirou na tabela do Brasileirão, uma vez que vinha se reaproximando da zona de rebaixamento após uma longa sequência de maus resultados.

Sem grandes aspirações no Brasileiro, o time carioca pode ter uma postura mais cautelosa para segurar o ímpeto do líder, mas em seus domínios não deve se apequenar. Empurrado pela torcida, ainda que a expectativa seja de uma nova invasão azul no estádio, não dá para esperar um Flamengo completamente defensivo.

A preocupação do treinador Wanderley Luxemburgo de última hora é a possível lesão do lateral-esquerdo João Paulo, que deixou o treino neste sábado. Caso o defensor não atue, Anderson Pico deve assumir a posição.

Flamengo: Paulo Victor, Léo Moura, Wallace, Chicão e João Paulo (Anderson Pico); Cáceres e Canteros; Márcio Araújo, Eduardo da Silva e Everton; Alecsandro. Téc: Wanderley Luxemburgo.

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Dedé, Manoel e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Marlone, Alisson e Marquinhos; Marcelo Moreno.  Téc: Marcelo Oliveira.

Horário e local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ). Domingo, 11 de outubro de 2014 às 16:00 horas

Motivo: Campeonato Brasileiro, 28ª rodada.
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL), auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Fábio Pereira (TO).
Transmissão: Globo e PFC. O Guerreiros dos Gramados acompanha a partida em tempo real em seus canais oficiais noFacebook e Google Plus, além do Twitter @GdosGramados.
Retrospecto: Mesmo quando atua fora de casa, o Cruzeiro costuma complicar a vida do Flamengo no Brasileirão. Prova disso é o retrospecto equilibrado em partidas disputadas nesta condição.
Em 26 duelos, foram 10 vitórias para cada lado e 6 empates. A vantagem rubro-negra se estabelece apenas nos gols marcados: 39 contra 30 da Raposa.