Pré-jogo: Estudiantes X Cruzeiro (2 jogos para a América! 4 jogos para o Mundo!)


Salve nação celeste! Nesta quarta-feira Cruzeiro e Estudiantes entram em campo em La Plata para decidir a 51ª edição da Copa Libertadores. São 5 títulos na competição (2 celestes e 3 pinchas) o que mostra a tradição das duas equipes na Libertadores.

O temor da epidemia de gripe suína que atinge a Argentina fez com que a realização da partida na Argentina fosse questionada pelo Cruzeiro, mas a Conmebol decidiu que a partida poderia ocorrer sem problemas no país. Esse assunto já foi exaustivamente discutido na imprensa esta semana e a intenção agora é falar do jogo em si.

Qual Cruzeiro aparecerá em La Plata? O que dominou o São Paulo no Morumbi ou o que sofreu uma pressão imensa do Grêmio nos minutos iniciais do jogo no Olímpico? De qualquer forma, a partida contra o Estudiantes é diferente das anteriores, uma vez que desta vez o Cruzeiro faz o primeiro jogo fora de casa. A grande dúvida é qual será o comportamento do Cruzeiro na partida. E convenhamos, caros colegas celestes, que se ficar na defensiva, a vaca pode ir para o brejo e não termos condições de reverter em casa.

Mas não acredito que o Cruzeiro irá apenas se defender em La Plata. As recentes boas atuações em campos adversários obrigam o time azul a acreditar que é possível começar a construir o título já na primeira partida, o que o Cruzeiro já fez quando atuou em casa na primeira partida.

O Estudiantes tem um bom time e não chegou a final a toa. Verón é um jogador fora de série e os seus companheiros também são jogadores de bom nível. Há 5 jogos a equipe argentina não sofre gols em casa pela Libertadores. Em casa, aliás, os argentinos venceram todos os confrontos na Libertadores, assim como o Cruzeiro no Mineirão. A campanha fora de casa, por outro lado, é frágil, com apenas 2 vitórias. Um bom resultado na Argentina, portanto, já será um grande passo do Cruzeiro rumo ao tricampeonato.

Estudiantes: Andújar; Cellay, Desábato, Schiavi e Germán Ré; Braña, Verón, Enzo Pérez e Benítez; Gastón Fernándes e Boselli. Téc: Alejando Sabella.

Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Anderson, Leonardo Silva e Gerson Magrão; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Kléber e Wellington Paulista. Téc:Adilson Batista.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Estudiantes se enfrentaram em Libertadores pela primeira vez durante a primeira fase da competição deste ano. A partida na Argentina não trás boas lembranças para os torcedores celestes. Em um dia que tudo deu errado e que o Cruzeiro chegou atrasado 40 minutos no estádio, o Estudiantes goleou por 4 a 0. Os dois primeiros gols foram marcados nos minutos iniciais com o Estudiantes aproveitando o fato do time cruzeirense não ter se aquecido corretamente antes da partida.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.