Pré-jogo: Cruzeiro X Vitória (A hora do G-4 é agora!!!)


Salve nação celeste! Chegou a hora! O Cruzeiro não pode nem pensar em adiar a entrada no G-4 neste domingo. Fluminense e Corinthians disparam na frente e com a vitória sobre o Avaí neste sábado o Botafogo confirmou o 3º lugar até o fim da rodada. Resta uma vaga entre os quatro primeiros ao fim desta rodada. E esta vaga tem que ser nossa!!!

Este discurso já foi feito antes das partidas contra o Grêmio Prudente e o São Paulo, mas o Cruzeiro não cumpriu com seu papel. Agora, no entanto, não se pode mais vacilar, sob pena de ser deixado pra trás. Outros times se aproximaram e agora tem o G-4 ao alcance de suas mãos, mas de todos elessó o Cruzeiro depende de suas próprias forças para terminar a rodada nesta condição.

O cenário não poderia ser mais propício. O Cruzeiro enfrenta um Vitória em reconstrução. Uma equipe que achou que poderia ganhar tudo chegando à final da Copa do Brasil e abrindo boa vantagem na Sul-Americana, mas que em duas derrotas viu seus sonhos desmoronarem e acordou na 14ª colocação no Brasileirão. O nacional para os baianos só começa de verdade agora e o Cruzeiro não pode dar a chance para que eles reajam logo em sua “primeira” partida.

O mando de campo é celeste e isto tem que ser respeitado. O treinador do Leão, Toninho Cecílio, já provou que respeita o manto azul e arrancou um empate na base da retrancaquando ainda comandava o Grêmio Prudente. A imprensa lembrou-se disso durante toda a semana, mas esqueceu-se de dois detalhes.

Quando o Cruzeiro enfrentou Toninho o time não contava com nenhum armador de ofício e as jogadas de criação não funcionaram. Para a partida deste domingo, no entanto, Montillo e Jones estão prontos para se revezar nesta função. Se a proposta do Vitória for segurar um empate, os armadores celestes tem potencial para em uma jogada destruir os planos baianos.

O outro detalhe, também importante, refere-se a natureza do time baiano. Diferente do Prudente, montado para se defender, o Leão tem no ataque sua principal virtude. Não é a toa que o time faz tantos gols nos adversários quando atua em seus domínios, mas também sofre bastante quando está longe de sua casa. A tendência é que o Vitória ceda espaço para o time celeste jogar. Situação ideal para que o Cruzeiro mostre seu futebol e conquiste uma vitória.

A má campanha em seus domínios tem atrapalhado o Cruzeiro neste campeonato. Neste domingo, é hora de começar a mudar esta situação. Embora o time ainda tenha desfalques importantes como Jonathan, Leonardo Silva e Gilberto, as peças que chegaram tem mostrado que podem cumprir um bom papel quando estão em campo. Esta é a esperança da torcida celeste. A de que o G-4 chegue agora. Não dá mais para adiar. A hora é essa!

Cruzeiro: Fábio, Rômulo, Gil, Edcarlos e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Jones e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Téc: Cuca.

Vitória: Viáfara; Eduardo, Reniê, Anderson Martins e Egídio; Vanderson, Ricardo Conceição, Thiago Humberto e Renato; Elkeson e Schwenck (Júnior). Téc: Toninho Cecílio.

Curiosidade da partida: O Cruzeiro tem uma ampla vantagem sobre o Vitória quando o assuntoéo confronto direto entre as equipesem partidas com mando de campo celeste pelo Campeonato Brasileiro.

Ao todo foram disputadas 14 partidasneste cenário. O Cruzeiro venceu 12, empatou 1 e perdeu apenas 1 também. OCruzeiro marcou 36 gols e o Vitória apenas 9.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.