Pré-jogo: Cruzeiro X Vélez Sarsfield (A hora do despertar do gigante celeste)


Salve nação celeste! O Cruzeiro se prepara para enfrentar o Vélez Sarsfield da Argentina em um duelo que definiráa vida do Cruzeiro na Libertadores. Para não torcer por combinação de resultados, o timecruzeirense não pode nem pensar em tropeço nesta partida.

É hora de a torcida esquecer as más atuações do Cruzeiro na temporada e seconcentrar em empurrar o time para uma vitória fundamental paragarantir a classificação para a próxima fase. Todos aqueles quecomparecerem ao Mineirão devem lembrar-se da missão de conduzir o time as vitórias e nãoficar se preocupando em vaiar um jogador porque o mesmo errou um passe. A lição do PedroKen na partida contra o Deportivo Itália deve estar mais do que aprendida por todos.

Com o retorno de Fabrício e a provável presença de Roger o Cruzeiro pode se considerar com força total para este confronto. As opções de Adílson no banco aumentam, uma vez que os dois não devem começar como titulares, e a qualidade da equipe só aumenta com a participação destes jogadores. Por outro lado, não podemos nos esquecer que enfrentaremos um adversário qualificado.

Sem problemas de lesão ou suspensão o Vélez chega a Belo Horizonte disposto a carimbar o passaporte para as oitavas-de-final da competição. Em situação confortável na tabela, a equipe argentina sabe que até mesmo um empate praticamente lhe garante a liderança do grupo, tendo em vista que o último duelo será contra o Deportivo itália em casa.

Diante desta situação, não devemos esperar um adversário que abrirá espaços para as ofensivas celestes. O jogo deve ser truncado, a não ser que o Cruzeiro ache um gol nos minutos iniciais, e os jogadores do Vélez mostraram na Argentina que sabem muito bem como bater sem o juiz perceber. Se torcida e time se mantiverem tranquilos, no entanto, meio caminho já estará andado para uma vitória cruzeirense.

Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Diego Renan, Fabinho, Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Thiago Ribeiro e Kléber. Téc: Adílson Batista.

Vélez Sarsfield: Montoya; Díaz, Dominguez, Otamendi e Papa; Cubero, Somoza, Zapata e Moralez; López e Santiago Silva. Téc: Ricardo Gareca.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Vélez se enfrentaram uma vez no Mineirão pela Copa Libertadores. Em 1994, ainda pela primeira fase, os dois clubes empataram por 1 a 1. O Cruzeiro, no entanto, venceu o último duelo contra os argentinos no estádio. Em 2005, pela Sul-Americana, o time celeste bateu o adversário por 2 a 1, placar insuficiente, entretanto, para classificar o Cruzeiro que havia perdido o primeiro jogo na Argentina por 2 a 0.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.