Pré-jogo: Cruzeiro X Universitário de Sucre (11 jogos para a América! 13 jogos para o Mundo!)


Salve nação celeste invicta em 2009! Após os dois tropeços no Mineiro é chegada a hora de voltarmos nossa atenção para a Libertadores. Nesta quarta-feira, o Cruzeiro entrará em campo pela 4ª rodada do Grupo 5 contra a equipe do Universitário de Sucre, lanterna do grupo com apenas um ponto.

Já o Cruzeiro ocupa a liderança da chave com 7 pontos e vai em busca de uma vitória para se aproximar ainda mais da classificação e buscar uma boa posição entre os melhores primeiros colocados. A expectativa, e não poderia ser diferente, é de que o Cruzeiro saia de campo com uma vitória tranquila.

 

No entanto, toda atenção será necessária para evitar que o filme dos jogos contra Tupi e América, onde o clube saiu do Mineirão sem marcar nenhum golzinho, se repita. Mais uma vez enfrentaremos uma retranca e quando mais cedo inaugurarmos o marcador, maior será a possibilidade de uma vitória com boa margem de gols. Sendo bem claro o Cruzeiro deve entrar em campo amanhã com uma coisa na cabeça. O gol! Até mesmo porque se ele demorar a sair é bem provável que parte da torcida perca a paciência e aí, sem o apoio das arquibancadas, uma possível surpresa pode acontecer.

 

O time do Universitário é um time inexperiente e não possui uma grande referência, conforme vimos na partida na Bolívia onde o grande destaque da equipe foi o goleiro Lampe. A equipe de Sucre disputa a Libertadores pela primeira vez e atualmente é apenas a 4ª colocada no Campeonato Boliviano com 8 pontos em 5 rodadas, em um campeonato com apenas doze participantes. A equipe vem de um empate por 2 a 2 contra o Jorge Wilstermann, após sair vencendo por 2 a 0 e ficar com um atleta a mais em campo. Várias matérias enfatizaram o encanto do time com o tamanho do Mineirão e a grande motivação dos atletas bolivianos será enfrentar uma equipe bicampeã continental. Até mesmo os bolivianos sabem que arrancar um empate no Mineirão já seria um ato heróico.

 

Que o time do Cruzeiro assuma então a responsabilidade de vencer a partida e busque a vitória em todo o momento. Os únicos desfalques da partida são Kléber, suspenso pela expulsão na partida da Bolívia e Fernandinho, fora de combate por um bom tempo. Ramires é dúvida, mas deve jogar.

 

O provável time do Cruzeiro será: Fábio; Jonathan, Leo Fortunato, Leonardo Silva e Sorín; Fabrício, Marquinhos Paraná, Ramires (G. Magrão) e Wágner; Wellington Paulista e Thiago Ribeiro.

 

Já o Universitário deve ir a campo com: Lampe; Zabala, Riveiro, Aguirre e Morales (Bejarano); Ribera, Lima, Saucedo e Marcelo Gomes; Nicolas Raimondi e Luis Hernán Sillero.

 

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Universitário de Sucre se enfrentaram apenas uma vez. Foi exatamente há duas semanas, quando os dois times se encararam na Bolívia e o Cruzeiro venceu por 1 a 0, gol de Thiago Ribeiro. A única vez que o Cruzeiro enfrentou uma equipe boliviana pela Libertadores no Mineirão foi no ano passado. Vitória sobre o Real Potosí, por 3 a 0, gols de Guilherme, Ramires e Marcelo Moreno.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.