Pré-jogo: Cruzeiro X Uberaba (Seguindo na caminhada rumo ao topo)


Salve nação celeste! Mais uma rodada da modorrenta primeira fase do Campeonato Mineiro se aproxima e o Cruzeiro se prepara para enfrentar a equipe do Uberaba que, até o momento, vem fazendo uma campanha bastante irregular na competição onde ocupa a sétima colocação.

Como a Libertadores deu uma folga, o Cruzeiro mandará a campo o que tem de melhor para esta partida. Do time considerado titular, apenas Gilberto e Kléber não estarão em campo, pois não apresentam condições de jogo.

Ninguém espera, portanto, que o time celeste encontre amesma dificuldade para bater o adversáriodo que aencontrada para bater o Ituiutaba no fim-de-semana. Desta vez não tem desculpa de desentrosamento e, atuando em casa, a expectativaé de que a categoria celeste se sobreponha em campo.

O Uberaba, por sua vez, vem a Belo Horizonte como franco-atirador. Em posição segura no campeonato, a equipe do Triângulo sabe que uma derrota não significaria o fim do sonho de passar de fase. Por outro lado, o Zebu também não tem nada a perder e isso aumenta o risco da partida. Sem contar com André Nascimento, o artilheiro do Uberaba no estadual, o time uberabense deve vir fechadinho buscando se aproveitar de qualquer brecha no sistema defensivo celeste para buscar ao menos um pontinho no Mineirão.

Cabe ao Cruzeiro, portanto, tomar a iniciativa e comandar as ações no Mineirão para evitar qualquer surpresa. O triunfo leva o Cruzeiro até a liderança e aumentaria ainda mais a tranquilidade para levar a primeira fase do campeonato sem sobressaltos.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Fabinho, Henrique, Marquinhos Paraná e Roger; Thiago Ribeiro e Eliandro. Téc: Adílson Batista.

Uberaba: Fernando; Ivonaldo, Rodrigão, Rogério e Fabiano; Balduíno, Valtinho, Gustavo e Rafael Ipuã; Douglas e Dinei. Téc: Marcos Birigui.

Curiosidade da partida: O Uberaba vem se firmando no Estadual com boas participações como a do ano passado quando atingiu as quartas-de-final. Na primeira fase, a equipe Zebu fez jogo duro contra o Cruzeiro e arrancou um empate por 2 a 2 em partida disputada no Uberabão. O Cruzeiro, no entanto, não atuou com força total.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.