Pré-jogo: Cruzeiro X Uberaba (Com time misto em Nova Serrana e com os olhos em Juiz de Fora)


O Cruzeiro: praticamente entra em campo neste domingo só para cumprir tabela. O time celeste já tem a vice-liderança da fase classificatória garantida e a única chance de alcanças a liderança é com uma derrota do Atlético em Juiz de Fora para um Tupi que precisa do empate para se classificar às semifinais e que não deve se arriscar.

Diante deste cenário, a equipe cinco estrelas não teria razões para estar extremamente motivada para esta partida, mas a presença de um time misto composto por atletas que buscam espaço no elenco celeste deixa a partida mais interessante e certamente aumenta o interesse dos atletas em realizar uma boa atuação.

Thiago Carvalho, Árias e Elber, por exemplo, são alguns dos que podem começar com titular e devem atuar com muita vontade caso isso aconteça. A principal novidade, porém, é a provável utilização do esquema 4-4-2 com Elber e Roger na armação (Montillo está suspenso) e, por consequência, um Cruzeiro com postura tática modificada após as últimas más atuações no 4-3-3.

O Uberaba: por sua vez, entra em campo para uma partida que vale muito para o time Zebu. Na última colocação, a equipe do Triângulo joga a sua sobrevivência no Módulo I e, além de ter que vencer o Cruzeiro, precisa de um empate entre Democrata e América de Teófilo Otoni (desde que o Dragão marque menos gols do que o Uberaba neste domingo) ou então que o Boa Esporte seja derrotado e uma diferença de 5 gols de saldo entre as equipes seja descontada.

Diante desta missão quase impossível, o Uberaba ainda terá que lidar com outro grave problema. Os seus atletas já foram avisados de que serão dispensados na segunda-feira (com exceção de 4 jogadores da equipe júnior) e muito provavelmente faltará motivação para lutar pela vida de uma equipe com a qual não terão mais nenhum vínculo no dia seguinte, apesar de que um bom bicho deve ter sido oferecido pela diretoria para contornar esta situação.

De qualquer forma, a equipe comandada por Paulo Cézar Catanote não faz um bom campeonato e é bastante frágil conforme sua classificação demonstra. Diante disso, vencer acaba por se transformar em uma obrigação para que o time celeste não entre em uma semana decisiva na Copa do Brasil questionado pelos torcedores.

Escalações:

Cruzeiro: Fábio, Marcos, Victorino, Thiago Carvalho e Everton; Diego Árias, Marcelo Oliveira, Elber e Roger; Wallyson e Wellington Paulista.

Uberaba: Fernando; Éder, Roberto Dias, Thiago Toreti e Índio; Bruno Moreno, Gabriel, Evinho e Gustavinho; Gabriel Davis e Araújo. Técnico: Paulo Cezar Catanoce.

Horário e local: Arena do Calçado, Nova Serrana (MG). Domingo, 15 de abril às 16 horas.

Competição: Campeonato Mineiro, 11ª rodada.

Arbitragem: Wanderson Alves de Souza, auxiliado por Marcelo Francisco dos Reis e Mauro Antônio Ferreira Santos.

Retrospecto: Cruzeiro e Uberaba já se enfrentaram 115 vezes ao longo da história e a vantagem no confronto é amplamente favorável ao time celeste.

A Raposa venceu o duelo 73 vezes, empatou outras 32 e perdeu apenas 10 vezes. A equipe cinco estrelas marcou 241 gols e sofreu somente 89.