Pré-jogo: Cruzeiro X Tupi (Último “teste” no Mineirão)


O Cruzeiro: fez da primeira fase do Campeonato Mineiro um grande teste da qualidade do seu elenco. Atuando, em geral, com titulares no Mineirão e reservas no interior, a Raposa sobra na fase classificatória e tem tudo para garantir a liderança com uma rodada de antecipação na partida deste sábado.

É difícil acreditar, portanto, que os titulares sejam acionados para enfrentar o Tombense na rodada final. De qualquer forma, a tendência é que os resevas atuem pela política da comissão técnica até aqui. Podemos considerar, portanto, que o jogo contra o Tupi é o último teste do elenco antes da temporada pegar fogo de verdade.

A força máxima, porém, é relativa. Bruno Rodrigo e Dagoberto ficam de fora, poupados, e Willian pode também ser preservado. De resto, Marcelo Oliveira promete mandar a campo o que tem de melhor para a despedida da fase classificatória do estadual no Mineirão.

O Tupi: deve adotar neste sábado, curiosamente, uma tática que os times da capital costumam usar contra os do interior e não o contrário. A de poupar titulares visando outra competição.

Ainda que esteja brigando pela classificação à semifinal, o Galo Carijó parece apostar todas suas fichas de que uma vitória sobre o Guarani deve ser suficiente para garantir sua vaga e o que vier na partida deste sábado é lucro. Se der errado, porém, pelo menos o clube terá mais chances de eliminar o Juazeiro (BA) na Copa do Brasil e se credenciar a enfrentar o Fluminense na 2ª fase, o que seria de grande ajuda financeira para a disputa da Série C no segundo semestre.

O treinador Paulo Campos, porém, faz suspense e não revela quais titulares serão poupados ou não. O certo é que o atacante Ademílson, tradicional destaque do Tupi, fica de fora, recuperando-se de lesão.

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Léo, Dedé e Egídio; Rodrigo Souza, Nilton, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian (Marlone/Élber) e Marcelo Moreno. Téc: Marcelo Oliveira.

Tupi: Jordan; Henrique, Hélder (Fabrício Soares), Rafael Vítor e Raphael Toledo; Felipe Lima, Maguinho e Sidnei (Genalvo); Da Silva (Núbio Flávio), Raphael Aguiar e Wesley. Téc: Paulo Campos.

Horário e local: Mineirão, Belo Horizonte (MG). Sábado, 08 de março de 2014 às 18:30.

Motivo: Campeonato Mineiro, 10ª rodada.

Arbitragem: Igor Junnio Benevenuto, auxiliado por Márcio Eustáquio Souza Santiago e Mauro Antônio Ferreira Santos.

Transmissão: PFC. O Guerreiro dos Gramados transmite a partida em tempo real em seus canais oficiais no Facebook e Google Plus, além do twitter @GdosGramados.

Retrospecto: Cruzeiro e Tupi se enfrentaram 45 vezes pelo Campeonato Mineiro e a vantagem histórica é esmagadora a favor do time celeste.

Foram 31 vitórias, 12 empates e apenas 2 derrotas. A Raposa marcou 109 gols e sofreu somente 29.