Pré-jogo: Cruzeiro X São Paulo (Para estrear bem)

O Cruzeiro: viveu a pior semana do ano nos últimos dias. Duas das três derrotas na temporada custaram duas eliminações e deixaram a Raposa viva apenas na disputa pelos títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, além da Primeira Liga.

O Brasileirão, aliás, começa para o time celeste neste domingo e reserva, já na estreia, a reedição do confronto contra o São Paulo que, na Copa do Brasil, terminou com triunfo cruzeirense após os 180 minutos. Mas com derrota azul no Mineirão.

Para diminuir a pressão da semana e com baixas importantes como Rafael Sobis e Thiago Neves, Mano Menezes promoverá mudanças na equipe. O objetivo é iniciar um novo ciclo, com novas ideias, estratégias e um time mais competitivo do que  dos últimos jogos.

O São Paulo: também vem de uma eliminação vergonhosa na Copa Sul-Americana, tendo caído para o modesto Defensa y Justicia da Argentina em pleno Morumbi.

Eliminado também da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista, o Tricolor está pressionado e também em processo de reformulação, com saídas de jogadores sendo discutidas, assim como a busca por reforços.

Rogério Ceni, em sua primeira temporada como treinador, já não é mais tão preservado quanto antes e sabe que um bom início no Brasileirão é crucial para não encerrar precocemente seu trabalho. Diante disso, não é esperado um São Paulo acuado contra a Raposa, mesmo com o jogo sendo em Belo Horizonte.

Cruzeiro: Rafael (Fábio); Romero (Lennon), Léo, Dedé e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Rafinha, Arrascaeta e Alisson; Ábila. Téc: Mano Menezes.

São Paulo: Renan Ribeiro; Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei, Thiago Mendes e Cícero; Cueva, Luiz Araújo e Pratto. Téc: Rogério Ceni.

Horário e Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG). Domingo, 14 de Maio de 2017 às 16:00.

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Dibert Pedrosa Moises (RJ) e Michael Correia (RJ)

Transmissão: PFC, e Rede Globo SP e Belo Horizonte. O Guerreiro dos Gramados acompanha a partida em tempo real em seu canal oficial no Facebook e, principalmente, no twitter @GdosGramados.

Retrospecto: Mesmo levando apenas os duelos com mando de campo cruzeirense pelo Brasileirão em consideração, a Raposa leva desvantagem no confronto direto contra o São Paulo.

Foram 7 vitórias celestes, 8 empates e 16 triunfos tricolores. O time cinco estrelas marcou 33 gols e sofreu 52.

Por: João Henrique Castro