Pré-jogo: Cruzeiro X São Paulo (O início de uma sequência decisiva)


Salve nação celeste! O Cruzeiro entrará em campo neste domingo no Mineirão contra o São Paulo para definir de vez os seus objetivos no campeonato. Os próximos três jogos, contra os três primeiros colocados do campeonato , serão cruciais para o Cruzeiro provar que pode brigar nas primeiras posições neste campeonato.

Cruzeiro x São Paulo - Brasileirão 2009A vitória do Palmeiras neste sábado serviu para aumentar ainda mais a distância do título, mas caso o Cruzeiro vença o São Paulo, tudo ficará no mesmo lugar quanto a distância para a liderança. Na briga pela Libertadores, no entanto, uma vitória deixará o Cruzeiro a apenas 5 pontos da zona de classificação para a competição sul-americana. É bom lembrar que esta distância já chegou a mais de 15 pontos.

Nenhum destes cálculos, todavia, fará sentido caso o Cruzeiro não vença neste domingo. O time celeste precisa entrar em campo ciente de que este jogo é decisivo para as pretenções azuis no campeonato. O discurso do elenco e da comissão técnica durante a semana reforçou o caráter decisivo desta partida, mas de nada adiantará se isso não se reverter em uma boa atuação dentro das quatro linhas.

Cabe ao Cruzeiro aproveitar que o São Paulo estará bem desfalcado para a disputa. Miranda, Hernanes e Jorge Wágner, importantes peças do time paulista, não poderão jogar. Washington é dúvida, mas se ficar fora será substituído pelo sempre perigoso Borges.

No lado mineiro, a grande ausência segue sendo a de Kléber, mas Leonardo Silva e Thiago Heleno também são titulares que não estarão em campo. Devido a ausência dos zagueiros, Adílson decidiu relacionar Caçapa para a partida, mesmo ainda fora de forma. O titular ao lado de Gil na zaga, no entanto, deve ser Fabinho, que já atuou algumas vezes improvisado na posição. Marquinhos Paraná, gripado, é dúvida e pode ser substituído por Elicarlos.

É vencer ou vencer para o Cruzeiro. Uma derrota pode deixar o Cruzeiro a 11 pontos da Libertadores, dificultando ainda mais a missão de voltar a maior competição do continente e que já não está fácil para o time celeste.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Gil, Fabinho e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná (Elicarlos) e Gilberto, Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Téc: Adílson Batista.

São Paulo: Rogério Ceni; Rodrigo, André Dias e Renato Silva; Jean, Arouca, Richarlyson, Hugo e Junior Cesar; Dagoberto e Washington (Borges). Téc: Ricardo Gomes.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e São Paulo já se enfrentaram 21 vezes com mando de campo celeste pelo Campeonato Brasileiro. A equipe paulista tem vantagem no confronto, vencendo 10 vezes, empatando 6 e perdendo 5. O Cruzeiro marcou 22 gols e sofreu 35.

A última vez que as duas equipes se enfrentaram no Mineirão, entretanto, foi de comemoração celeste. Com gols de Leonardo Silva e Zé Carlos, o Cruzeiro venceu por 2 a 1 a partida válida pelas quartas-de-final da Libertadores.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.