Pré-jogo: Cruzeiro X Santos (Porque a escalada precisa continuar)


Salve nação celeste! Chegamos a última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Embora a classificação do Cruzeiro não seja boa, ainda é possível sonhar com uma recuperação. Com o empate do Palmeiras com o Botafogo, até o título ainda esta ao alcance , pois se vencermos o Santos e o Botafogo terminaremos o turno 11 pontos atrás do líder. Só por curiosidade, o São Paulo, campeão ano passado, estava 11 pontos atrás do Grêmio na mesma altura do campeonato.

Para isso acontecer, no entanto, é necessário que o time esteja sempre vencendo e a partida deste domingo será a oportunidade de conseguir a primeira sequência de duas vitórias no campeonato. Está certo que a vitória não significará um salto na tabela e o Cruzeiro poderá até terminar a rodada sem conquistar nenhuma posição. Todavia, tudo que importa agora é pontuar e, de preferência, que sejam três pontos a cada rodada.

Para a missão de vencer a partida, o Cruzeiro contará com o retorno de Kléber ao ataque cruzeirense. Embora Thiago Ribeiro e Wellington Paulista tenham finalmente correspondido na partida contra o Coritiba, é inegável dizer que o Gladiador faz a diferença na equipe celeste. Outras boas novidadesserãoaprovável estreia de Gilberto como titular comandando a armação no meio-campo e a entrada de Fabinho na equipe, apesar de Henrique vir atuando muito bem ultimamente.

Do lado santista, a esperança está em Kléber Pereira, o artilheiro da Vila, mas quevinha conseguindo incomodar os adversários também fora de casa. A habilidade de jogadores como Mádson e Paulo Henrique tambémé umaforte arma daequipe paulista que, assim comoo Cruzeiro, ocupa uma posição que não é conveniente com a qualidade do time e a tradição do clube.

Devido a tudo isso, a expectativa é de um grande jogo no Mineirão. A obrigação de ganhar, obviamente,é do Cruzeiro queainda tem no discurso a meta de conquistar uma vaga na Libertadores e joga em casa. O Santos, no entanto, também não desistiu da competição continental e vem para Belo Horizonte necessitando de vencer. Promessa de espetáculo no Mineirão e, tomara seja, com vitória do Cruzeiro.

Cruzeiro:Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Diego Renan; Fabinho, Fabrício, Marquinhos Paraná e Gilberto; Kléber e Wellington Paulista. Téc: Adílson Batista.

Santos: Felipe; George Lucas, Fabão, Eli Sabiá e Pará; Rodrigo Mancha, Rodrigo Souto, Germano e Paulo Henrique; Mádson e Kléber Pereira. Téc: Wanderley Luxemburgo.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Santos tem um histórico de grandes jogos memoráveis quando se enfrentaram como os jogos pelo Brasileirão 2003 e pela Copa Brasil 1966, onde Tostão e cia conseguiram parar o esquadrãosantista de Pelé. O confronto tradicional entre duas equipes que nunca foram rebaixadas no Brasileirão (o Santos ficou ausente do Brasileirão de 1979 como a maior parte das grandes equipes paulistas), no entanto, é para lá de equilibrado. Pelo Brasileirão foram16 partidas com mando de campo azul. O Cruzeiro venceu 5, empatou6 e perdeu as mesmas 5 partidas, marcando25 golse sofrendoe 21 sofridos.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.