Pré-jogo: Cruzeiro X Joinville (2016 começou e já tem Copa do Brasil)


O Cruzeiro: viu suas chances de conquistar uma vaga na Libertadores serem sepultadas pela virada do São Paulo sobre o Figueirense neste sábado, mas a Raposa segue tendo objetivo no Campeonato Brasileiro.

Como o campeão da Libertadores de 2015 não foi brasileiro, o melhor colocado do Brasileirão que não disputar a Libertadores terá vaga direta nas oitavas-de-final da Copa do Brasil e será cabeça de chave no sorteio dos confrontos desta etapa da competição, ou seja, terminar em 5° (ou 6°, caso o Santos vença a Copa do Brasil e esteja entre os cinco primeiros), ainda é um objetivo pelo qual vale a pena lutar.

Sem perder a dimensão da importância desta missão e na despedida do Mineirão em 2015, o treinador Mano Menezes escalará força máxima para a partida. De Arrascaeta, suspenso, e Bruno Rodrigo, lesionado, são desfalques, abrindo espaço para os retornos de Alisson e Paulo André ao time titular.

O Joinville:  já está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, mas nas duas rodadas finais terá por objetivo ao menos deixar a lanterna da Série A, competição que voltou a disputar após 28 anos de ausência.

Mesmo assim, o Coelho catarinense dispensou alguns atletas ao longo da semana e renovou o contrato do treinador PC Gusmão já almejando a preparação para a temporada 2016, ou seja, praticamente encerrando a temporada.

Com Marcelinho Paraíba como principal liderança em campo, o Joinville espera ao menos uma despedida honrosa do Brasileirão.

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Manoel, Paulo André e Fabrício; Henrique, Willians, Ariel Cabral, Marcos Vinícius e Alisson; Willian. Téc: Mano Menezes.

Joinville: Agenor; Mario Sérgio, Domingues, Guti e Diego; Danrlei, Edson Ratinho, Kadu, Ítalo e Marcelinho Paraíba; Kempes. Téc: PC Gusmão.

Arbitragem: Marielson Alves Silva (BA); auxiliado por Alessandro A Rocha de Matos (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)

Horário e local: Mineirão, Belo Horizonte (MG). Domingo, 29 de Novembro de 2015 às 17:00

Motivo: Campeonato Brasileiro. 37ª rodada.

Transmissão: PFC. O Guerreiro dos Gramados acompanha a partida em tempo real em seus canais oficiais no Facebook e no Google +, além do twitter @GdosGramados

Retrospecto: Cruzeiro e Joinville se enfrentaram apenas 2 vezes em partidas com mando de campo celeste pelo Brasileirão e nestas circunstâncias a vantagem é azul.

Com 1 vitória e 1 empate contra o rival deste domingo, a Raposa tem ainda 3 gols marcados e 2 sofridos neste retrospecto.

por: João Henrique Castro