Pré-jogo: Cruzeiro X Ituiutaba (Com tudo para ser um treino de luxo)


Salve nação celeste! Fico relutante em afirmar que a partida entre Cruzeiro e Ituiutaba neste domingo será um treino de luxo para o Cruzeiro. A princípio, tudo indica que isto se confirme na prática e a missão do Ituiutaba de vencer com quatro gols de diferença soa impossível até para seus próprios jogadores. No entanto, todo cuidado sempre é pouco e se a partida não for levada a sério poderá em algum momento se complicar.

A ideia de escalar um mistão neste cenário não me parece ruim. O Cruzeiro construiu, sem muito mérito é verdade, uma boa vantagem na primeira partida e tem em suas mãos uma vantagem fácil de se gerenciar. Colocar todos os titulares em campo não se faz necessário, principalmente por termos um confronto importante pela Libertadores na quarta-feira e a possibilidade de perdermos alguns jogadores devido ao terceiro amarelo para a primeira partida dadecisão do campeonato. Cabe ao Adílson administrar o elenco e decidir quais titulares devem ser poupados e quais reservas devem ganhar uma nova chance de mostrar o seu futebol diante da torcida.

Algumas novidades, no entanto,provavelmente aparecerãono gramado nesta partida. O zagueiro Anderson possivelmente voltará aser pelo menos relacionado, assim como o atacante Thiago Ribeiro, recuperado de uma contusão. No time titular, agrande novidadedeverá ser a volta do meia Wágner a esta condição, em busca de ritmode jogo para chegar afiado a partidacontra o Deportivo Quito na quarta-feira. Os únicos desfalques certos são os laterais Sorín e Fernandinho, em tratamento no departamento médico.

Pelos lados daequipe do Ituiutaba, a motivação dos jogadores será a de pelo menos conseguirterminar com a invencibilidade do Cruzeiro no campeonato. A tarefa, todavia, será ainda maisdifícil se olateral-esquerdo Radar, grande destaque daequipe do Boa na última partida e em todo o campeonato, não se recuperarda lesão que sofreu no primeiro confronto das semi-finais. No discurso do treinador Nedo Xavier, a classificação ainda é possível, mas o treinador reconhece a dificuldade devencerpor quatro golsde diferença a equipe do Cruzeiro, em especial no Mineirão.

A equipe do Cruzeiro provavelmente entrará em campo com: Fábio, Jonathan, Léo Fortunato, Gustavo e Gérson Magrão; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wágner (Bernardo); Wellington Paulista (Thiago Ribeiro) e Kléber.

O Ituiutaba deve ser escalado com: Jonatas, Mateus, Bruno,Neylor, Radar (Carlinhos); Machado, Kiko, Raphael, Marquinhos, Rodrigo Hote e Lúcio Flávio. Técnico:Nedo Xavier.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Ituiutaba já se enfrentaram duas vezes no Mineirão neste campeonato.Nas duas ocasiões, o Cruzeiro venceu a partida por 4 a 1 e o grande destaque foi o atacante Kléber, que marcou 5 vezes somando as duas partidas, quase metade dos seus 11 gols na competição. Abriga pela artilharia entre o Gladiador celeste e Diego Tardelli pode, portanto, ser acirrada se Kléber repetir a perfomance na partida destedomingo e marcarpelo menos mais gols do que o atacante atleticano nas partidas de volta das semi-finais. A distância dos dois na tabela de artilheiros, antes do início da rodada do fim de semana, é de 4 gols (15para Tardelli e 11 para Kléber).

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.