Pré-jogo: Cruzeiro X Ipatinga (Último passo antes de depenar o Galo)


Salve nação celeste! Cruzeiro e Ipatinga fazem hoje a decisão da segunda vaga para a final do Campeonato Mineiro. A missão mais complicada é a do Tigre do Vale do Aço que é obrigado a vencer a partida para se classificar, mas nem por isso o Cruzeiro pode se dar ao luxo de achar que já está classificado , afinal o Ipatinga provou durante todo o campeonato ser um time de qualidade.

Na primeira partida, o Cruzeiro foi superior, mas de nada adiantou para sair com uma vitória. O goleiro Douglas fez uma brilhante atuação e impediu que o time celeste saísse do Ipatingão com uma vantagem maior que o empate para a partida de volta. No Mineirão, no entanto, esperamos que o goleiro adversário não repita o filme da semana passada e deixe passar alguns golzinhos.

Para isso, cabe ao Cruzeiro capricho nas finalizações, mas principalmente na criação de jogadas. A bola precisa chegar mais redondinha aos atacantes e neste quesito a equipe cruzeirense vemsendo bastanteinconstante. Sem criaroportunidades,fazergolsse torna missão complicada e de nada adiantater mais possede bola que o rival.

Por fim, para não dizerem que não falei do adversário, vale lembrar que o Ipatinga chegou a Belo Horizonte com problemas para escalar a equipe. A zaga novamente está desfalcada, pois Sílvio se tornou dúvida, embora Max eseja livre de suspensão. No ataque, a principalpeça daequipe, Alessandro, também reclamou de contusão nos treinamentos e não é certeza.Mesmo comestas dificuldadespara escalar o time, no entanto, o técnico Gilson Kleina dispõe de peças importantes noelenco que podem suprir estes buracos como o volante Éber, que fez bela partida no Vale do Aço, mesmo atuando improvisado na zaga.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Fabinho, Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Téc: Adílson Batista.

Ipatinga: Douglas; Luizinho, Patrick, Max e Marinho Donizete; Max Carrasco, Leanderson (Éber ou Silvio), Francismar e Reina; Danilo Dias e Alessandro (Joabe). Téc: Gilson Kleina.

Curiosidade da partida: O Cruzeiro ainda não venceu o Ipatinga pelo Campeonato Mineiro neste ano. Foram duas oportunidades e o time celeste sequer marcou um gol no adversário. Derrota por 3 a 0 na primeira fase e empate em 0 a 0 no primeiro jogo das semi-finais. Chegou a hora de vazar o gol do Tigre.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.