Pré-jogo: Cruzeiro X Internacional (Vencer é fundamental)


Salve nação celeste! Após mais uma longa semana em que não tivemos a oportunidade de ver o esquadrão azul em campo finalmente chegaa hora da equipe do Cruzeiro voltar a campo. E em meio a desconfiança de boa parte da torcida após a derrota para o São Paulo nada melhor do que enfrentar um adversário como o Internacional, atual líder do Campeonato e finalista da Copa do Brasil.

Cenário ideal para o Cruzeiro provar porque a imprensa o reconhece entre as mais fortes equipes do Brasil. Embora o Cruzeiro esteja repleto de desfalques (especialmente a falta de Ramirese de um velocista para acompanhar Kléber no ataque), o provável retorno de Wágner ou a escalação de Bernardo no meio (uma vez que Athirson também está fora) desmontam o esquema de quatro volantes que Adílson deverá abandonar de vez com a saída do Ramires. A tendência é vermos sempre um armador em campo agora. Somente isso justifica a saudável opção de Adílson em relacionarDudu para o confronto. Segundo o treinador, Dudu ficará de sobreaviso e irá para a partida caso Wágner não se sinta ainda pronto para a partida.

Pelo lado do Internacional os desfalques não são menos importantes. Kléber e Nilmar estão com a seleção. D’Alessandro e Álvaro estarão fora por lesão. Seus substitutos, no entanto, são jogadores de qualidade. Marcelo Cordeiro foi um dos melhores laterais do último brasileirão e Alecsandro é velho conhecido da torcida azul. Andrezinho vem tendo boas atuações quando entra e Danny Morais tem jogado até mais que o Álvaro. Podemos ter certeza que, mesmo desfalcada, a equipe do Inter vem forte ao Mineirão.O garoto Taison, um dos maiores goleadores da temporada, é uma arma perigosa da equipe colorada.

Este cenário cria uma expectativa de um grande duelo no Mineirão entre duas das melhores equipes do país na atualidade. E uma vitória celeste, mais do que aumentar a moral da equipe, é fundamental para não perdemos contato com os primeiros colocados do campeonato, especialmente o Internacional que, em caso de vitória, abrirá 9 pontos sobre o Cruzeiro.

O Cruzeiro deve escalar sua equipe com: Fábio; Jonathan, Thiago Heleno, Leonardo Silva e Gérson Magrão; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná eWagner (Bernardo); Wellington Paulista e Kléber .

Já o Internacional deve jogar com: Lauro; Bolívar, Índio, Danny Morais e Marcelo Cordeiro; Sandro, Magrão, Guiñazu e Andrezinho; Taison e Alecsandro.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Internacional já se enfrentaram 22 vezes no Brasileirão com mando de campo celeste. São 14 vitórias azuis, 6 empates e apenas 2 vitórias coloradas, com 45 marcados pelo Cruzeiro e 22 pelo Inter. No ano passado, o Cruzeiro venceu a partida no Mineirão por 2 a 0.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.