Pré-jogo: Cruzeiro X Grêmio (Vencer para sair da zona)

O Cruzeiro: encara o Grêmio com a faca no pescoço, devido à entrada na zona de rebaixamento na última rodada, após perder de virada para o Flamengo. Em situação preocupante, com apenas 30 pontos em 27 partidas, os comandados de Mano Menezes sabem da necessidade de melhorar o rendimento em casa, o pior entre os 20 times do Brasileirão.

O treinador ainda tem algumas dúvidas na equipe que iniciará a partida. Na lateral direita, Lucas e Ezequiel disputam uma vaga e no meio-campo a briga é entre Ariel Cabral e Lucas Romero. Mano adiantou que a questão física fará diferença para definir a escalação. Não será de se estranhar caso Alisson ou Willian apareçam na vaga de Rafael Sobis, que vem colecionando más exibições.

Para sair da zona de rebaixamento nesta rodada, o Cruzeiro, que tem 30 pontos, precisa vencer o Grêmio e torcer para que pelo menos um dos três times que estão à sua frente – Figueirense (31 pontos), Vitória (32) e Coritiba (33) – tropecem na rodada.

O Grêmio: entrará em campo buscando ser malandro para aproveitar a má fase do Cruzeiro. É o que propagou o treinador Renato Portaluppi (o Gaúcho, mesmo) na coletiva de sexta-feira. Em situação tranquila no campeonato, os gremistas buscam estabilidade após a troca no comando, com a saída de Roger e chegada de Renato. A vitória sobre o Palmeiras, na Copa do Brasil, mostra a evolução no momento da equipe.

Os desfalques gremistas para o embate de hoje vão desde o goleiro Marcelo Grohe, passando pelo lateral Edílson, pelos meio-campistas Walace e Maicon e culminando nos atacantes Negueba e Bolãnos. Entretanto, que ninguém espere jogo fácil.

De olho na vaga na Libertadores, o Grêmio é o atual oitavo colocado, com 40 pontos na tabela do Brasileirão. A equipe está a cinco pontos de distância do Santos, quarto colocado, com 45, e a três do Fluminense, que figura em quinto.

Cruzeiro: Rafael; Ezequiel, Léo, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique, Ariel Cabral, Robinho e De Arrascaeta; Rafael Sobis e Ramón Ábila. Téc: Mano Menezes.

Grêmio: Bruno Grassi; Wallace Oliveira, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Kaio, Jailson, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan. Téc: Renato Portaluppi.

Horário e Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG). Sábado, 01 de outubro de 2016 às 18:30.

Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha, auxiliado por Cristhian Passos Sorence e Leone Carvalho Rocha (todos de Goiás).

Transmissão: PFC. O Guerreiro dos Gramados acompanha a partida em tempo real em seu canal oficial no Facebook, além do twitter @GdosGramados.

Retrospecto: Cruzeiro e Grêmio se enfrentaram 18 vezes no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro, com ampla vantagem para o Maior de Minas. São 14 vitórias, 3 empates e 1 triunfo gremista. O escrete celeste marcou 36 gols e sofreu apenas 9 do tricolor gaúcho. Que venha décima quinta vitória!

Por: Emerson Araujo