Pré-jogo: Cruzeiro X Grêmio (Momento de reação imediata)


Salve nação celeste! Após a cruel derrota para o Fluminense na última quinta-feira, o Cruzeiro perdeu espaçoentre os primeiros e caiu para a sétima colocação.

A derrota interrompeu a subida do time celeste na tabela e foi a primeira vez depois daCopa que o Cruzeiro saiu de campo sem os três pontos. Todavia,a atuação do time foi a melhor desde a chegada de Cuca, o que animou a torcida e aumentou a confiança de quea equipe cruzeirense temcondições de brigar pelo título.

Para isso, no entanto, o time terá que voltar a vencer já neste domingo, pois a distância de 7 pontos para o líderdeve ser reduzida o mais rápidopossível. Em casa, principalmente, o Cruzeiro não pode deixar as vitórias escaparem.

Vencer ainda significarámanter o Grêmio fora da disputa. Mal na competição, a equipe gaúcha tem umbom time e sua atual colocação não corresponde a qualidade da equipe.Por isso mesmo, o técnico Silas enfrenta o Cruzeiro neste domingo na corda bamba. Uma derrotagremista pode custar o cargo do seu treinador e os jogadores prometem fazer tudo para que isso não aconteça.

O Cruzeiro, entretanto, não tem nada com isso.Mesmo com o grande número de desfalques (Gil, Leonardo Silva, Thiago Heleno, Roger, Gilberto e Wellington Paulista), o técnico Cuca conseguirá mandar a campo uma equipe competitiva que terá como principal novidade a entrada de Éverton como armador, além da reestreia de Wellington na zaga.

Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Wellington, Caçapa e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Marquinos Paraná e Éverton; Thiago Ribeiro e Robert. Téc: Cuca.

Grêmio: Victor, Ozeia, Rodrigo e Rafael Marques; Edílson, Adílson, Fábio Rockemback, Douglas e Hugo; Jonas e Borges. Téc: Silas.

Curiosidade da partida: O Cruzeiro tem um retrospecto amplamente favorável contra o Grêmio quando o mando de campo é celeste.

Em 14 jogos, foram 11 vitórias do Cruzeiro, 2 empates e apenas uma vitória gremista. Foram marcados 32 gols pelo Cruzeiro e somente 10 pelo Grêmio.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.