Pré-jogo: Cruzeiro X Fluminense (Chegou a hora de entrar no G-4)


Salve nação celeste! A série de vitórias do Cruzeiro nas últimas rodadas colocou o clube a apenas 1 ponto do G-4. A cada vitória que nosso time conseguia, a distância ia diminuindo até chegar ao ponto em que está hoje. Chegamos até a 5ª colocação, mas ainda não entramos no G-4. Na rodada deste fim-de-semana, no entanto, o Cruzeiro tem boas chances de conseguir esse feito.

Caso uma das duas equipes a seguir,Inter ou Atlético-MG, não vença o seu jogo e a equipe celeste derrote o Fluminense, finalmente chegaremos ao G-4. Um empate pode até bastar, desde que o Inter perca e o Flamengo não vença. Como ainda sonhamos com o título e a partida é em casa, o Cruzeiro não pode pensar em outra coisa, entretanto, que não seja a vitória.

A equipe celeste atuará desfalcada de boa parte de sua zaga. Dos zagueiros do elenco, o único com presença garantida é Gil. Caçapa está fora por 15 dias e Thiago Heleno também reclamou de dores após a partida contra o Santo André. Já o titular Leonardo Silva segue se recuperando de lesão enão terá condições de jogo. Caso Thiago Heleno não se recupere a tempo, o mais provável é que Adílson escale o volante Fabinho na função de zagueiro.

Já o ataque cruzeirense também terá novidades. Wellington Paulista está de volta após a lesão e o Cruzeiro volta a ter um finalizador entre os titulares. Thiago Ribeiro, por outro lado, cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo e Guerrón será o titular ao lado de Wellington.

Do lado do Fluminense o único desfalque é o goleiro Rafael, um dos destaques recentes do clube. No seu lugar deverá jogar Fernando Henrique, conhecido pelas defesas plásticas desnecessárias e pelas falhas constantes. O Fluminense, no entanto, conta com jogadores perigosos como Conca e Fred (que conhecemos bem), embora não tenha uma defesa confiável.

O Fluminense provavelmente oferecerá espaços para o Cruzeiro, uma vez que precisa da vitória. Cenário ideal para o Cruzeiro aproveitar do mando de campo e da força de sua torcida para encaixar mais uma vitória e, de preferência, subir alguma(s) posição(ões) na tabela.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Gil, Thiago Heleno (Fabinho)e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Guerrón e Wellington Paulista. Téc: Adilson Batista.

Fluminense: Fernando Henrique; Mariano, Gum, Dalton e Dieguinho; Diogo, Diguinho, Equi González e Darío Conca; Maicon e Fred. Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Fluminense se enfrentaram 14 vezes com mando de campo celeste pelo Campeonato Brasileiro com mando de campo celeste. A vantagem no retrospecto, ainda que pequena, é cruzeirense. São 6 vitórias azuis, 3 empates e 5 vitórias do tricolor carioca. O Cruzeiro marcou 26 gols e sofreu 23.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.