Pré-jogo: Cruzeiro X Botafogo (Desperta Cruzeiro!)


Salve nação celeste! Definitivamente a situação do Cruzeiro é bastante chata. Apesar de ter feito uma Libertadores consistente, o time parece ter se perdido nas últimas partidas e, pior, parece sem motivação. Os primeiros tempos das partidas contra o Avaí e o Guarani, por exemplo, mostram claramente como o time celeste tem, por vezes, sido apático em campo.

Por outro lado, as reações da equipe na segunda etapa demonstram que o time tem qualidade. A grande dúvida que fica então é? Será que o Cruzeiro não pode fazer uma partida consistente durante 90 minutos?

Em meio as especulações de saídas de jogadores que começam a pipocar na mídia, a partida contra o Botafogo será mais uma oportunidade para resgatar a confiança da torcida celeste. Com o retorno de Leonardo Silva e de Roger, a equipe ganha mais força e tem totais condições de bater o Botafogo.

A equipe carioca vem fazendo um bom campeonato até aqui, mas não contará com os seus principais jogadores. “El Loco” Abreu, Herrera e Caio desfalcam o alvinegro carioca que, por sua vez, já dá declarações de que um empatezinho no Mineirão já poderia ser considerado um bom resultado.

Tal temor é resultado do respeito que o Cruzeiro impõe aos adversários pelo seu retrospecto recente no Brasileirão. Todavia, camisa não ganha jogo e tal respeito só irá se prorrogar com bons resultados. Não é hora de tropeçar. Um novo empate não será um bom resultado. Nesta quarta-feira, o Cruzeiro só pode pensar em vencer.

Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Elicarlos, Marquinhos Paraná, Henrique e Roger; Thiago Ribeiro e Kléber. Técnico: Adilson Batista.

Botafogo: Jefferson; Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Lucio Flavio e Somália; Edno e Alex. Técnico: Joel Santana.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Botafogo se enfrentaram 23 vezes com mando de campo celeste pelo Campeonato Brasileiro.

O retrospecto é amplamente favorável ao time azul. Em 23 partidas, foram 14 vitórias, 6 empates e apenas 3 derrotas. O Cruzeiro marcou 46 gols e sofreu apenas 25.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.