Pré-jogo: Cruzeiro X Atlético-MG (Primeira prova de fogo da temporada)


Salve nação celeste! A temporada 2011 finalmente vai começar para valer para o Cruzeiro. Enquanto os clubes gaúchos, paulistas e cariocas já fizeram seus clássicos e alguns até estrearam na Libertadores (o Corinthians até já se despediu), o futebol mineiro ficou apenas no marasmo dos duelos capital e interior até aqui.

A situação começa a mudar a partir deste sábado quando o time cinco estrelas enfrentará o Atlético-MG e, por consequência, a primeira prova de fogo da temporada.

Tudo bem que adversários mais complicados aparecerão mais adiante, mas a premissa de que clássico é clássico não pode ser esquecida, principalmente se lembrarmos dos 30 minutos iniciais do últimoduelo contra o Atlético quando o Cruzeiro esqueceu de entrar em campo e quando acordou teve que lutar contra um 3 a 0 no placar.

Por mais que ainda estejamos em início de ano, o Cruzeiro não pode repetir os erros daquela partida e esquecer de impôr a qualidade de um time que tem totais condições de brigar pelo título de campeão da América neste ano. A torcida, que será 100% azul e branca, estará lá novamente para empurrar o time cabendo aos jogadores apenas fazer sua parte em campo.

O time que treinou durante toda a semana foi o mesmo que derrotou o Villa Nova na última rodada e o técnico Cuca não pretende usar de nenhuma novidade para derrotar o Atlético. A confiança nos titulares está em altaeestes terão a obrigação de justificar em campoesta confiança.

De olho na estreia da Libertadores contra o Estudiantes na próxima quarta-feira,a torcida do Cruzeiro não se esqueceu da importância que é a vitória em umclássico contra o maior rival egarantirá a festa nasarquibancadas. Assim sendo, só a vitória interessa para que o time ganhemoral na disputa do títulode melhor do continente após ter afirmado, mais uma vez como se tornou costume, quem é que manda no estado.

Cruzeiro: Fábio; Pablo, Leo, Gil e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Henrique, Gilberto e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Téc: Cuca.

Atlético-MG: Renan Ribeiro; Jackson, Leonardo Silva, Werley e Leandro; Zé Luís, Serginho, Ricardinho e Renan Oliveira; Diego Tardelli e Magno Alves. Téc:Dorival Júnior.

Curiosidade da partida: O Atlético não derrotao Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro desde a fatídica goleada por 4 a 0 no 1º jogo da final em 2007.

Desde então foram realizadas8 partidas entre os rivais com 6 vitórias do Cruzeiro e 2 empates. O time celeste marcou 19 gols e sofreu apenas 3.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.