Pré-jogo: Cruzeiro X Atlético-MG (Pela nova Tríplice)


O Cruzeiro: é tetracampeão brasileiro e campeão mineiro de 2014. Uma temporada de ouro que ficará para sempre marcada na história do clube, mas que pode ser ainda mais especial.

É bem verdade que o estadual parece ser um mero detalhe neste momento, mas a Copa do Brasil virou a grande cereja do bolo após a conquista do Brasileirão. A situação complicada, é verdade, não desmotiva os cruzeirenses, na expectativa de alcançar a segunda Tríplice Coroa, feito que só a Raposa tem no futebol brasileiro.

Para a missão, Marcelo Oliveira tem uma grande dúvida. A lateral-direita, já que Mayke e Ceará correm contra o tempo em busca de ficarem aptos para o jogo. Caso fiquem ausentes, Léo é o favorito para ocupar o setor de forma improvisada.

O Atlético-MG: também vive momento especial em sua história. Desacostumado aos grandes títulos, o clube alvinegro disputa a sua primeira final de Copa do Brasil e busca quebrar um jejum de 43 anos sem um título nacional, o Brasileirão de 71, glória brasileira isolada na sala de troféus atleticana.

A confiança é grande pelo fato de ter construído uma boa vantagem e pelo elenco atual não se assustar com a pressão de defender um time sem muitas conquistas significativas, o que possibilitou a conquista da única Libertadores do clube em 2013. De certa forma, quem não ganhava nada, passou a acreditar que vencer é possível.

O desafio de não deixar a vantagem e o título escapar caberá a um time que tem como principal mudança a entrada de Rafael Carioca no lugar de Josué, suspenso. Guilherme, Maicossuel e Réver, de fora do primeiro jogo, reforçam o banco de reservas.

Cruzeiro:Fábio; Mayke (Ceará), Leo, Bruno Rodrigo e Egidio; Henrique e Nilton (Lucas Silva); Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian; Marcelo Moreno. Téc: Marcelo Oliveira

Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Jemerson, Leonardo Silva e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo, Luan e Diego Tardelli; Carlos. Téc: Levir Culpi.

Horário e local: Mineirão, Belo Horizonte (MG). Quarta-feira, 26 de novembro de 2014 às 22:00.

Motivo: Copa do Brasil. 2° jogo da Final.
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP), auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Van Gasse (SP)
Transmissão: Sportv, FoxSports, ESPN e Globo. O Guerreiros dos Gramados acompanha a partida em tempo real em seus canais oficiais no Facebook e Google Plus, além do Twitter @GdosGramados.
Retrospecto: No elenco do Cruzeiro, vários jogadores tiveram a experiência de golear o Atlético-MG por um placar suficiente para reverter a desvantagem na competição nacional. Os titulares, aliás, tem todos uma goleada ao menos no histórico.
O goleiro Fábio e o volante Henrique, por exemplo, participaram dos dois 5X0 nas finais do Mineiro em 2008 e 2009. Léo foi titular no 6X1 em 2011 e a exceção de Marcelo Moreno, todos eram parte do elenco que goleou por 4X1 no Brasileirão de 2013. O boliviano, no entanto, esteve presente nos 5X0 de 2008, marcando o primeiro gol da goleada, inclusive.

Por: João Henrique Castro