Pré-jogo: Cruzeiro X Atlético-MG (É para mostrar quem manda em Minas)


Salve nação celeste! Todo mundo está cansado de saber que o Cruzeiro está há 10 jogos sem perder para o Atlético-MG. São nove vitórias e apenas um empate na última dezena de confrontos contra o “rival”. Mas nada disso adianta se não sairmos de campo ampliando este número para onze jogos de invencibilidade e dez vitórias na partida deste domingo.

Teve gente esta semana falando demais. Kalil atirando para tudo quanto é lado, Leão com a arrogância de sempre e Tardelli falando que não deixarão o Kléber fazer gols. Declarações que só servem para apimentar o clássico e, muitas vezes, irresponsavelmente incentivam a violência. Enquanto isso, nenhuma declaração do nosso lado teve este caráter e o time parece disposto a trabalhar e a convencer no clássico.

As declarações de Wágner e Adílson Batista demonstram que o clube está confiante, mas não demonstram desprezo pelo rival. Nosso presidente se propõe a apertar a mão do rival para mostrar o clima de paz, mas os atleticanos tem tratado a partida como uma guerra. E como diz o ditado. Se é guerra que eles querem. É guerra que eles vão ter. (E que a guerra seja no campo, chega de violência e de mortes em função do futebol).

Na manhã de sábado, o técnico Adílson divulgou a lista de relacionados para o clássico com 20 jogadores. Dois ainda ficarão de fora. As principais ausências da lista foram Sorín e Thiago Heleno (em recuperação de lesão) e Wanderley (opção do treinador). No entanto, os desfalques são minimizados por termos elenco. Nenhum destes jogadores, nem mesmo o ídolo Sorín, nos fará tanta falta quanto Éder Luís para o ataque atleticano.

O desfalque atleticano é o principal responsável pela boa fase do ataque do Atlético-MG. Embora faça poucos gols, Éder é veloz e consegue chamar a atenção da marcação para si enquanto Tardelli fica livre e marca os gols. Repare nos gols de Tardelli no campeonato. A maioria em chutes de primeira a partir do descuido dos zagueiros preocupados com Éder. Não que o desfalque atleticano seja um craque, mas a sua ausência dificulta bastante a missão do Tardelli de se ver livre dos zagueiros. Júnior e Carlos Alberto são os outros jogadores que merecem uma atenção especial.

Por outro lado, Kléber, Ramires, Thiago Ribeiro e Wágner prometem infernizar a pesada defesa atleticana. A qualidade técnica do time do Cruzeiro é inegavelmente superior a do Atlético-MG, em especial com o desfalque de Éder. No entanto, o time do Atlético-MG este ano é melhor do que o que levou de 5 no ano passado, mas não a ponto de ser favorito na partida.

O jogo promete ser equilibrado, mas o Cruzeiro tem tudo para reverter a vantagem do empate logo neste primeiro jogo É com esta expectativa que a torcida celeste promete encher sua parte no Mineirão e ser a maioria na primeira partida da decisão do Campeonato Mineiro.

O Cruzeiro deve ir a campo com: Fábio, Jonathan, Leonardo Silva, Léo Fortunato (tremei Tardelli!) e Gérson Magrão; Fabrício, Marquinhos Paraná, Ramires e Wágner; Kléber e Thiago Ribeiro (Wellington Paulista).

Já o Atlético-MG deve ser escalado com: Juninho, Werley, Leandro Almeida, Marcos e Júnior; Renan, Márcio Araújo, Carlos Alberto; Trípodi (Kléber)e Diego Tardelli. Técnico: Émerson Leão.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Atlético-MG já se enfrentaram duas vezes nesta temporada. O primeiro confronto ocorreu no Uruguai pela semi-final do Torneio Verão. Vitória celeste por 4 a 1. A segunda partida ocorreu pela primeira fase do Campeonato Mineiro e terminou com nova vítória celeste. 2 a 1 em uma partida marcada pelas declarações polêmicas do presidente atleticano que fizeram com que o Cruzeiro requisitasse arbitragem de fora do Estado para as suas partidas no campeonato.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.