Pré-jogo: Coritiba X Cruzeiro (Para começar a colocar tudo no lugar)


Salve nação celeste! Quem poderia imaginar a um mês atrás que o time finalista da Libertadores da América acabaria na briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro? Muitos vão dizer que era previsível , já que isto já havia acontecido com o Fluminense ano passado, mas estamos falando de outro clube. Um que, junto com Flamengo e Inter, forma o seleto grupo de clubes que disputaram todas as edições do Campeonato Brasileiro na primeira divisão.

Todavia, um mês passou e os resultados do Cruzeiro não vieram. Em meio a sequências de expulsões que prejudicam imensamente o entrosamento e o preparo físico dos jogadores, algumas derrotas se acumularam e a arrancada no Brasileirão que todos esperávamos ainda não veio. Acontece que o campeonato já viu quase um turno ir embora e a reação se torna cada vez mais imediata.

A vitória neste domingo sobre o Coritiba é importante por vários fatores. Após a vitória do Náutico neste sábado, o Cruzeiro entrou na zona de rebaixamento e corre o risco de terminar a rodada nesta incômoda situação. O time está sobre questionamento e o trabalho de Adílson Batista vem sendo questionado por muita gente. Um resultado negativo pode derrubar o treinador e eu não acredito que opções melhores existam no mercado.

Para esta partida, o Cruzeiro terá o desfalque de Bernardo e Kléber, expulsos na última partida, mas conta com o retorno de Thiago Heleno, Thiago Ribeiro e Jonathan que cumpriram suspensão na partida contra o Grêmio. Gilberto, uma das contratações que chega para qualificar o plantel, deve estrear, mas não sabemos se como titular ou se iniciará no banco.

Nem mesmo o sistema tático do Cruzeiro para a partida está definido. Durante os treinamentos, Adílson testou o 3-5-2 e é possível que o Cruzeiro mude o seu esquema tático nesta partida, embora não seja provável.Se mudar porém, quea mudança tenha o efeito necessário de melhorar a postura do time em campo e seja capaz de fazer a equipe voltar de Curitiba com os três pontos.

Do lado do Coritiba, o objetivo é vencer para abandonar a zona de rebaixamento. A equipe é boa, mas não se encontrou no campeonato ainda. Esperamos que o time de Marcelinho Paraíba e cia mantenha-se perdido e não se encontre nesta partida, afinal, o Cruzeiro precisa imensamente desta vitória. E que ninguém seja expulso!

Coritiba: Edson Bastos; Márcio Gabriel, Cleiton, Jeci e Carlinhos Paraíba; Jaílton, Douglas Silva, Leandro Donizete e Marcelinho Paraíba; Marcos Aurélio e Thiago Gentil. Téc: Renê Simões.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Athirson; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Téc: Adílson Batista

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Coritiba já se enfrentaram 15 vezes com mando de campo coxa-branca pelo Campeonato Brasileiro. E a vantagem é do Cruzeiro, mesmo atuando fora de casa. São 6 vitórias, 6 empates e apenas 3 derrotas, com a equipe azul tendo marcado 26 gols e sofrendo 16.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.