Pré-jogo: Botafogo x Cruzeiro (Duelo sob pressão)


O Cruzeiro: vai ao Rio de Janeiro neste sábado e enfrenta o Botafogo buscando quebrar a série de empates, voltar a vencer na Série B e subir na classificação, inclusive ultrapassando o rival na tabela.

As três igualdades em sequência pesam nos objetivos celestes. Antes dos três pontos conquistados, pesam mais os seis que ficaram pelo caminho e que deixam a Raposa na décima terceira colocação. Superar estes tropeços e derrotar o alvinegro, por sua vez, pode enfim deixar o time celeste entre os dez primeiros, podendo voltar a mirar o G-4.

Entre as possíveis novidades na escalação, Mozart estuda promover o retorno de Marcelo Moreno ao time titular, experiência que se justificaria pela má fase de Rafael Sóbis. Mais provável, entretanto, é que Cáceres volta à lateral-direita, ainda que Norberto não tenha comprometido na sequência recente de partidas.

O Botafogo: também entrará em campo pressionado e vindo de um desempenho bastante irregular nos últimos jogos, mostrando dificuldade de se colocar como um dos candidatos ao acesso.

Após um Campeonato Carioca sem destaque, ficando fora das semifinais, e da eliminação para o ABC na Copa do Brasil, a equipe alvinegra vive ainda uma série de apenas uma vitória nos últimos seis jogos e precisa reagir para buscar afastar a má fase e pleitear um espaço na briga pelas primeiras colocações.

Pressionado, o técnico Marcelo Chamusca tem sob o seu comando uma equipe com nomes pouco conhecidos e em busca de afirmação. O experiente atacante Chay, artilheiro da Portuguesa da Ilha do Governador no Campeonato Carioca, conta com três gols em oito jogos e tem se tornado o principal nome do time carioca.

Botafogo: Diego Loureiro; Daniel Borges, Kanu, Gilvan e Guilherme Santos; Barreto, Matheus Frizzo e Pedro Castro; Chay, Diego Gonçalves (Felipe Ferreira) e Rafael Navarro. Téc: Marcelo Chamusca.

Cruzeiro: Fábio; Cáceres (Norberto), Léo Santos, Ramon e Jean Victor; Lucas Ventura, Giovanni e Marcinho; Bruno José, Airton (Felipe Augusto) e Marcelo Moreno (Rafael Sobis). Téc: Mozart.

Horário e Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ). Sábado, 10 de Julho de 2021 às 16:30.

Motivo: 11ª rodada do Brasileirão Série B.

Arbitragem: Rodolpho Toski Marques (PR), auxiliado por Jefferson Cleiton Piva da Silva (PR) e João Fabio Machado Brischiliari (PR)

Transmissão: Globo, Sportv e PFC.

Retrospecto: Cruzeiro e Botafogo se enfrentaram 29 vezes em Campeonatos Brasileiros com mando de campo carioca e o retrospecto é favorável ao time alvinegro.

Foram 11 vitórias do Botafogo, 10 empates e 7 triunfos celestes. A Raposa marcou 34 gols e sofreu outros 39.

Por: João Henrique Castro

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro