Pré-jogo: Atlético-PR X Cruzeiro (Sem direito de errar)


Salve nação celeste! A equipe do Cruzeiro terá neste sábado um dos compromissos mais importantes do ano. Muitos podem achar que isso é uma supervalorização do confronto contra o Furacão, mas na verdade poucos momentos foram tão decisivos para o Cruzeiro nesta temporada.

Mesmo se não saírmos com a vitória nesta partida, o Cruzeiro terminará a rodada com chances de classificação para a Libertadores, mas estas serão muito remotas. Para seguir almejando a classificação com condições reais de buscar a vaga o Cruzeiro não pode pensar em outra coisa que não seja a vitória que, além de manter o time na briga pelo G-4, poderá manter o clube com chances de título, aindadifíceis,desde que o São Paulo não vença a partida contra o Botafogo.

Falando do jogo, mais uma vez o Cruzeiro contará com desfalques no ataque. Kléber segue de fora e Soares e Guerrón também estão fora de combate. Thiago Ribeiro e Wellington Paulista tem a missão de comandar o ataque e apenas Eliandro e Leandro Lima podem jogar na posição se for necessário. Realidade difícil, mas, por outro lado, o time volta a contar com Caçapa, ao menos no banco,que foi fundamental na sequência de vitórias na competição que só se encerrou após a sua saída do time.

Do lado do Atlético-PR a partida significa muito também. O time tinha um caminho tranquilo na briga pelo rebaixamento, mas os tropeços recentes começam a ameaçar a equipe de jogar a Série B no ano que vem. Para impedir que o fantasma se transforme em um inimigo real, o Furacão terá que vencer e com isso virá com tudo para cima.

É a hora do Cruzeiro aproveitar e repetir as boas atuações recentes fora de casa. É vencer para animar a torcida e fazermos uma festa bonita no Mineirão na próxima semana. E, de preferência, que termine com três pontos desta vez.

Atlético-PR: Galatto; Manoel, Rhodolfo e Bruno Costa; Nei, Valencia, Paulo Baier, Wesley e Alex Sandro; Wallyson e Marcinho. Téc: Antônio Lopes.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Téc: Adílson Batista.

Curiosidade da partida: Jogarfora de casa contra o Atlético-PRnunca foi fácil, mas o retrospecto, embora negativo, não é tão favorável para os paranaenses assim. Em 12 partidas, o Cruzeiro venceu 3, empatou 5 e perdeu 4. Em números de gols, igualdade. 21 para cada lado.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.