Pré-jogo: Atlético-PR X Cruzeiro (O Cruzeiro está de volta)


Salve nação celeste! Copa do Mundo acabou e a Espanha ficou com a taça. O torcedor cruzeirense, no entanto, por mais que goste do maior torneio de futebol do planeta passou um mês torcendo para o calendário andar depressa e ver o time celeste em campo novamente.

Tudo bem que o Cruzeiro não se reforçou como queria a maioria dos torcedores. De novidade em campo nesta quarta-feira no pontapé inicial apenas a presença do técnico Cuca que fará sua primeira partida oficial sob o comando do Cruzeiro. Além disso, vale a pena lembrar que o time virá de formação tática nova, uma vez que Cuca aboliu o sistema de três volantes utilizado por Adílson e aposta agora em dois meias de armação.

A tática funcionou bem no amistoso contra o Tupi e o time parece ter resgatado a motivação que andava faltando após a eliminação da Taça Libertadores. É nítida a vontade dos jogadores de mostrar serviço para o novo técnico e nada melhor do que o desafio de encarar o caldeirão da Arena da Baixada para ver se a chegada de Cuca fará realmente resultado.

O Furacão sempre é um adversário complicado para o Cruzeiro quando atua em seus domínios, mesmo quando anda mal das pernas no Brasieirão. Nos últimos anos foram comuns os tropeços do time azul atuando em Curitiba e a esperança é de que o filme não se repita nesta temporada.

O objetivo do time paranaense é abandonar a zona de rebaixamento o mais rápido possível e podemos esperar pressão para cima do nosso Cruzeiro. A responsabilidade de vencer do Atlético, no entanto, pode muito bem jogar a favor do Cruzeiro que, sabendo explorar a necessidade de vencer do adversário com inteligência, tem tudo para voltar de Curitiba com os 3 pontos e começar a arrancada na competição que a torcida espera ingressando no grupo dos 10 primeiros colocados.

Atlético-PR: Neto, Leandro, Manoel, Rhodolfo e Jean; Fransérgio, Vitor (Renan), Paulo Baier e Paulinho; Bruno Mineiro e Alex Mineiro. Téc: Paulo César Carpeggiani.

Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Cláudio Caçapa, Gile Diego Renan; Fabrício (Marquinhos Paraná), Henrique, Gilberto e Roger; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: Embora a Arena seja cruel com o Cruzeiro, o retrospecto histórico do time celeste em Curitiba não é dos piores. Em 13 jogos, o Cruzeiro saiu derrotado de campo em apenas 4, mas só venceu 3 vezes. Foram ainda 6 empates. Cada um das equipes marcou 22 gols na história do duelo com mando de campo paranaense.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.