Pré-jogo: Atlético-MG X Cruzeiro (Para honrar a camisa cinco estrelas)

O Cruzeiro: enfrenta o Atlético-MG neste domingo no Independência longe de sua torcida e sem grandes ambições no campeonato, embora a vitória possa valer ao clube a classificação direta às oitavas-de-final da Copa do Brasil em caso de derrota do Vasco para o Fluminense e título do São Paulo na Sul-Americana.

Engana-se, porém, quem pensa que para o torcedor cinco estrelas esta partida não tem valor. Afirmar isto é desconhecer o tamanho do Cruzeiro Esporte Clube e a importância que vencer qualquer disputa contra o Atlético-MG, independente do valor, sempre tem.

Com todos os titulares à disposição e concentrado desde sexta-feira, a expectativa é de que o elenco do Cruzeiro entenda a importância da partida e honre a tradição cruzeirense de sempre levar a partida contra o adversário do outro lado da lagoa a vera, lutando e, principalmente, conquistando a vitória.

O Atlético-MG: também não tem grande motivação nesta partida, embora uma vitória possa valer a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores caso o Grêmio não derrote o Internacional em Porto Alegre.

Embora tenham tentado disfarçar, existe também o sentimento de vingança dos atleticanos pelos 6X1 aplicados pela Raposa na rodada final do Brasileirão 2011, o que, por sua vez, deve enervar o time atleticano e sua torcida, a única presente no estádio, e facilitar a situação para o Cruzeiro.

Manter a calma e tratar o confronto contra o Atlético como uma partida qualquer, aliás, tem sido o segredo do Cruzeiro nos últimos anos para sair de campo com a vitória nos duelos entre as equipes. Que neste domingo, não seja diferente.

Atlético-MG: Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior César; Pierre, Leandro Donizete, Serginho (Escudero ou Guilherme), Ronaldinho e Bernard; Jô. Téc: Cuca.

Cruzeiro: Fábio, Ceará, Leandro Guerreiro, Thiago Carvalho e Everton; Charles, Marcelo Oliveira, Tinga e Montillo; Martinuccio e Anselmo Ramon. Téc: Celso Roth.

Arbitragem: Paulo César Oliveira (SP), auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP).

Horário e local: Independência, Belo Horizonte (MG). Domingo, 02 de dezembro de 2012 às 17:00 horas.

 

Competição: Campeonato Brasileiro, 38ª rodada.

Retrospecto: O histórico entre Cruzeiro e Atlético-MG em Campeonatos Brasileiros é extremamente equilibrado e, neste domingo, a vantagem no retrospecto também estará em jogo.

Foram 50 jogos disputados pela competição e cada uma das equipes venceu 17 vezes, além de 16 empates. O equilíbrio segue também no número de gols marcados: 64 para cada lado.