Pré-jogo: América X Cruzeiro (Vencer é matar dois coelhos com uma cajadada)


Salve nação celeste! Domingo de clássico no futebol mineiro. As duas melhores equipes do campeonato, América e Cruzeiro, se encontraram em Varginha em partida que vale a liderança do estadual.

Mesmo vencendo, no entanto, o América não conseguirá ultrapassar o time celeste, mas mesmo assima partida vale muitoparao Cruzeiro. Vencendo,a equipe cinco estrelas garante a vaga paraàs semi-finais e ainda abrirá 5 pontos de vantagem na liderança ficando bem perto de consolidaresta posição etodas as vantagens no mata-mata.

Devido a importância da partida o técnico Cuca não quis saber de poupar ninguém e mandará ao campoforça máxima para passar pelo Coelho. A única dúvida fica por conta do ataque, pois o treinador ainda não definiu se o companheiro de Wallyson seráThiago Ribeiro ou se Wellington Paulista ganhará mais uma chance.

O América, por sua vez, teráalguns problemas para a partida. O armadorCamilo e o atacante Eliandro,emprestados pelo Cruzeiro, não poderão jogar e o volante Leandro Ferreira é dúvida para o jogo. Mesmo assim, a equipe americana terá a disposição uma formação forte e capaz de endurecer a partida, especialmente pela presença do matador Fábio Júnior no comando do ataque.

Promessa de umbom jogo a altura de um dos maiores clássicos dofutebol mineiro. O estádio doMelão, em Varginha, tem tudo para presenciarmais um belo jogo do time celeste e, assim, a conquista da classificaçãoea consolidação da liderança, tudo issobatendo um Coelhosó.

América: Flávio, Marcos Rocha, Gabriel, Otávio e Jean Batista (Rodrigo); Leandro Ferreira (Nando), Dudu, Netinho e Irênio; Luciano e Fábio Júnior. Téc: Mauro Fernandes.

Cruzeiro: Fábio, Pablo, Gil, Leo e Gilberto; Marquinhos Paraná, Leandro Guerreiro, Roger e Montillo (Wellington Paulista); Wallyson e Thiago Ribeiro. Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: Será o primeiro confronto entre as duas equipes desde que o América retornou a primeira divisão do futebol nacional no ano passado.

A última vez que as equipes se enfrentaram no Campeonato Mineiro nesta condição foi em 2001 e o Coelho surpreendeu vencendo o Cruzeiro por 4 a 2 e garantindo uma vaga na final do último campeonato estadual vencido pelo América. Sinal de que é bom ter cuidado.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.