Pré-jogo: América x Cruzeiro (Pressão pela liderança)

O Cruzeiro: pode assumir, em caráter provisório, a liderança do Campeonato Mineiro neste domingo. Para isso, basta vencer o América no Estádio Independência.

Ainda que a Raposa dependa de um tropeço do Atlético-MG contra o Tupi na segunda-feira para terminar a rodada no topo, a vitória neste domingo é crucial por duas razões: Pressionar o rival no confronto contra a equipe de Juiz de Fora e, principalmente, seguir dependendo só das próprias forças para ser líder ao final da fase classificatória.

Em função destes fatores, Mano Menezes deve utilizar força máxima no confronto que abre uma série de três jogos seguidos do time celeste em Belo Horizonte. Sendo assim, Diogo Barbosa e Robinho devem voltar ao time titular.

O América: oscilou bastante no início da temporada e a demora para engrenar custou caro na Copa do Brasil, competição em que o Coelho foi eliminado pelo Murici e perdeu a chance de enfrentar o Cruzeiro na terceira etapa do torneio.

As vitórias sobre Tombense e Uberlândia nas últimas duas rodadas, no entanto, recolocaram o time nos trilhos e na terceira colocação do estadual. E a expectativa para este domingo é superar a Raposa para confirmar o bom momento.

Para surpreender o time celeste, no entanto, Enderson Moreira promoverá algumas alterações. Na defesa, serão escalados três zagueiros. Enquanto no ataque, o meia Renan Oliveira será adiantado para formar dupla com Hugo Almeida.

América: João Ricardo; Messias, Rafael Lima e Renato Justi; Auro, Juninho, Gustavo Blanco, Gérson Magrão e Pará; Renan Oliveira e Hugo Almeida. Téc: Enderson Moreira.

Cruzeiro: Rafael; Ezequiel, Leo, Manoel e Fabrício; Henrique, Ariel Cabral (Lucas Silva), Robinho e Thiago Neves; Arrascaeta e Rafael Sobis. Téc: Mano Menezes.

Horário e Local: Independência, Belo Horizonte (MG). Domingo, 12 de Março de 2017 às 16:00.

Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro.

Arbitragem: Cleisson Veloso Pereira, auxiliado por Felipe Alan Costa de Oliveira e Ricardo Junio de Souza.

Transmissão: Globo para MG menos Juiz de Fora e PFC. O Guerreiro dos Gramados acompanha a partida em tempo real em seu canal oficial no Facebook e, principalmente, no twitter @GdosGramados.

Retrospecto: Cruzeiro e América se enfrentaram 217 vezes pelo Campeonato Mineiro e a vantagem celeste é ampla.

Foram 99 vitórias, 64 empates e 54 derrotas azuis. O time cinco estrelas marcou 367 gols e sofreu 270.

Por: João Henrique Castro