Pré-jogo: América x Cruzeiro (Caminhar para decisão)

O Cruzeiro: abre neste domingo a disputa contra o América por uma vaga na final do Campeonato Mineiro e a missão da Raposa é de ao menos preservar o direito de dois empates após o apito final no Estádio Independência.

Animado pelo triunfo contra o São Paulo e com a lembrança da vitória sobre o Coelho na primeira fase, o time celeste sabe, porém, que pode conquistar ainda mais e ampliar a vantagem, conquistando um pouco mais de tranquilidade para o confronto de volta.

O técnico Mano Menezes terá ainda a disposição os retornos de Henrique e Rafael Sobis, mas ambos devem começar no banco. Sendo assim, o time titular deve ser o mesmo que iniciou o confronto contra o Tricolor paulista na Copa do Brasil.

O América: iniciou a temporada com resultados bastante ruins e chega a semifinal do Campeonato Mineiro já eliminado da Copa do Brasil e da Primeira Liga.

O Coelho, no entanto, se reabilitou ao longo da fase classificatória do Estadual e conquistou o terceiro lugar, atrás apenas do grupo da capital. E mesmo tendo empatado suas duas últimas partidas pela competição.

Ciente de que o confronto contra a Raposa é um compromisso acima dos demais enfrentados na temporada, Enderson Moreira prepara a equipe visando o controle da posse de bola e não deixar o Cruzeiro jogar. Devido a isso, a expectativa para que o comandante mande a campo uma formação com três volantes, visando neutralizar o time celeste e ter o domínio do meio de campo.

Cruzeiro: Rafael; Mayke, Leo, Manoel e Diogo Barbosa; Hudson, Ariel Cabral, Thiago Neves e Rafinha (Alisson); Arrascaeta e Ramón Ábila. Téc: Mano Menezes.

América: João Ricardo; Auro , Messias, Rafael Lima e Ernandes; Gustavo Blanco, Juninho, Christian (Gérson Magrão) e Renan Oliveira; Mike e Hugo Almeida. Téc: Enderson Moreira.

Horário e Local: Independência, Belo Horizonte (MG). Domingo, 16 de Abril de 2017 às 16:00.

Motivo: Jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro.

Arbitragem: Igor Júnio Benevenuto, auxiliado por Pedro Araújo Dias Cotta e Ricardo Júnio de Souza.

Transmissão: Globo Minas, exceto Juiz de Fora, e PFC. O Guerreiro dos Gramados acompanha a partida em tempo real em seu canal oficial no Facebook e, principalmente, no twitter @GdosGramados.

Retrospecto: Cruzeiro e América se enfrentaram 218 vezes pelo Campeonato Mineiro e a vantagem celeste é ampla.

Foram 100 vitórias, 64 empates e 54 derrotas azuis. O time cinco estrelas marcou 368 gols e sofreu 270.

Por: João Henrique Castro