O Leal vai te pegar


Com o cubano Leal inspirado o Sada/Cruzeiro conquistou uma vitória emocionante na noite do sábado, 23 de fevereiro. Em quadra estavam o líder, RJX, e o vice-líder, Cruzeiro.
O time celeste entrou muito concentrado no primeiro set e não deu chance aos cariocas. Sempre em vantagem, abriu uma diferença de oito pontos numa sequência do ponteiro cubano no saque, depois foi só administrar e fechar o set com tranquilidade em 25/17. O segundo set, porém, foi do RJX.
Com o time bem montado na defesa, e o saque funcionando, foi a vez dos comandados de Marcelo Fronckowiak dominarem com tranquilidade a partida, abrir vantagem e fechar em 25/19. Até esse momento o jogo não se apresentava da maneira equilibrada, como sugere o encontro dos primeiros colocados da competição, com diferenças grandes nos dois primeiros sets, um para cada lado.
O terceiro set, sim, foi um jogo onde as forças se igualaram e as equipes deram um show de vôlei. Muito equilibrado, o jogo seguiu parelho, até o RJX fazer 24/23 e, com o set point nas mãos, fechar a disputa num bloqueio em cima do ponteiro Filipe.
Para reverter a situação e levar o jogo para o tie-break o time estrelado foi obrigado a mudar a postura em quadra. Com muitos erros de saque, principalmente do oposto Wallace – substituído no set por Sanches – e do central Rogério, nos sets anteriores e no início da quarta etapa, a equipe acertou a mão nesse fundamento, Leal começou a virar todas as bolas, e com outro 25/17 o esquadrão estrelado chegou ao quinto set.
A noite não poderia ter um final diferente do que se desenhava durante a partida. Ao som dos gritos da torcida, que cantava a todo o tempo “o Leal vai te pegar”, o cubano mais uma vez fez a diferença, tanto no saque quanto no ataque. Com a vantagem de 8/2 no placar, os mineiros precisaram apenas fazer as viradas de bola para fechar a quinta etapa em 15/9 e o jogo em 3X2.
Com a vitória por três sets a dois, o Cruzeiro não conseguiu ultrapassar o RJX na classificação, mas diminuiu a diferença de dois para um ponto, e ainda manteve as chances de terminar a primeira fase da SuperLiga em primeiro lugar. Com apenas mais duas rodadas para serem disputadas, se o RJX tropeçar, e o time celeste ganhar seus jogos, é possível que a liderança venha.
Nervos à flor da pele
O famoso fair play, tão comum no vôlei, parece não existir mais. Os jogadores do time carioca causaram tumulto em diversos momentos da partida, contestando a arbitragem e tentando apitar o jogo. O ponteiro Dante e o levantador Bruno eram os que mais reclamavam. Em diversas bolas duvidosas, os dois se encarregavam de discutir com os árbitros e jogadores do Cruzeiro, inclusive nas que eram nítidas o toque na defesa carioca, mas que os fiscais não viam.
É bom lembrar que no primeiro jogo entres as equipes, em solo carioca, a partida foi marcada por muitos erros de arbitragem em favor do RJX, o que causou grande revolta entre atletas e comissão técnica do Sada/Cruzeiro.
A fase de mata-mata está chegando e o recado aos adversários é o seguinte: se cuidem “o Leal vai te pegar”!!!!!
Foto: VipComm