O descaso com o torcedor


Às vezes tento entender o que se passa na cabeça da direção do Cruzeiro ao desdenhar tanto dos torcedores. Ano após ano, os mesmos erros são cometidos, principalmente quando falamos sobre venda de ingressos, sempre demorada e burocrática.  O Cartão Cinco Estrelas tem um sistema falho, e perdeu, ao longo dos anos, muitas de suas vantagens, desagradando a maioria dos seus usuários. Em 2009 até camisa de jogo faltou nas lojas. Um show de amadorismo dos que comandam nosso time. Os problemas são facilmente apontados, mas, o que fazer para saná-los? Vamos analisar alguns problemas e ver possíveis soluções.

Preço dos Ingressos

Uma das principais reclamações do torcedor celeste é o preço abusivo dos ingressos. Sinceramente, os valores cobrados em nossas partidas não me assustam. R$ 35,00 para jogos da Libertadores e R$ 15,00 para jogos do Mineiro, valores para a cadeira lateral, setor mais procurado do estádio, é um preço justo, se analisarmos o time caro e competitivo que temos. Mas essa é a minha realidade. Se há reclamação, e como há, existem pessoas que estão fora da realidade destes preços. Uma solução seria a venda de pacote de ingressos. Por exemplo, os três jogos da 2ª fase da Libertadores por R$ 90,00, o que significaria um desconto de R$ 15,00 para cada torcedor, e ainda garantiria a presença em todos os jogos da fase de grupo. Mas a saída encontrada para esse problema foi outra, o Projeto Sócio Torcedor, o qual ainda não temos muitos detalhes. Sabe-se até agora que o torcedor filiado a este projeto pagará um valor fixo por mês e terá direito a ingressos para todos os jogos do período pago. Boa solução.

Venda dos Ingressos

A comercialização de ingresso é vergonhosa. O Cruzeiro tem a terrível mania de iniciar o período de venda de ingressos apenas dois dias antes dos jogos. Torcedor trabalha, estuda, tem outras atividades. Nem sempre é possível encaixar, nesse curto espaço de tempo, um horário livre para ficar horas na fila e comprar seu ingresso. Aliam-se a isso os pontos de venda mal distribuídos. Não há um no Barreiro, não há em Contagem, mas existem dois na região da Pampulha. Resultado: confusão. Filas gigantescas e sem organização. Muita gente prefere, com razão, assistir em casa, pela TV, ou em algum bar, onde, certamente, gastará muito menos e terá um atendimento digno. As soluções são tão simples, que não há como não pensar em má vontade dos dirigentes em resolver tais problemas.

Deve-se começar a vender os bilhetes bem antes do dia do jogo, algo em torno de 10 dias, por exemplo. Clubes como São Paulo e Atlético já fazem isso e evitam confusões com seus torcedores. Outra saída é a melhor distribuição dos pontos de venda pela cidade e região metropolitana. É como se diz.. Isso dá pra fazer!

Cartão Cinco Estrelas

Outra vergonha. Faltam atendentes ao cartão, e os poucos que existem são extremamente mal educados. Não há como colocar a mensalidade do cartão em débito automático, ou seja, todo mês o torcedor, aquele mesmo que trabalha e tem suas atividades, tem que enfrentar filas em bancos e lotéricas para pagar seu cartão. Um retrocesso total. Os benefícios diminuem cada vez mais. A cada dia o dinheiro investido no clube vale menos pontos. O sistema de pontuação da Drogaria Araújo nunca funciona (esse me faz muita raiva). O sistema é totalmente falho. A melhor saída seria o fim desse projeto com o surgimento do Sócio Torcedor, mas sem deixar de trocar os pontos de quem os acumulou por longo tempo.

É claro que instituição nenhuma é perfeita. Nossa direção também tem muitos acertos, mas, como me disseram uma vez, não devemos esperar elogios pelo que fazemos certo, e sim críticas pelo que fazemos de errado. E como erram nossos comandantes. Se eles não enxergam o torcedor fanático como um patrimônio do clube, deveriam pensar em nós como clientes. E como clientes, devemos ser bem tratados. Assim, o produto Cruzeiro seria bem mais valorizado e requisitado, pois seus clientes, ou torcedores se preferirem, estariam satisfeitos e propagando a marca em questão.