Nenhum set a menos (São Bernardo 0 x 3 Sada Cruzeiro)

Líder e invicto na competição, a Raposa retorna à Belo Horizonte depois de uma sequência de quatro jogos fora de casa. O Sada Cruzeiro venceu a equipe do São Bernardo por 3 sets a 0, assim como em todos os jogos na Superliga. A partida desta quinta-feira foi válida ainda pela primeira rodada já que, quando aconteceram os primeiros jogos, o Sada Cruzeiro teve seu jogo adiado por estar na disputa da Supercopa masculina, contra o Vôlei Brasil Kirin (SP). Na ocasião, o Gigante das Quadras conquistou o bicampeonato. Nenhuma equipe conseguiu até o momento arrancar um set se quer da equipe mineira. As parciais foram de 25/17, 31/29 – o set mais apertado – e 25/18.

O jogo

Com transmissão da Rede TV, em que os comentaristas iam aos berros quando a equipe paulista marcava contra o Sada Cruzeiro, o jogo serviu para que o técnico Marcelo Mendez colocasse os jovens do elenco para jogar. Adepto do rodízio, o técnico argentino tinha a ideia de poupar Willian e Leal, já que a equipe vem de uma maratona de jogos.

O primeiro set foi tranquilo. A equipe do São Bernardo é formada por muitos jogadores jovens, a maioria veio das categorias de base, o que acredito, pesou no início da partida. Mas William não pode ficar no banco por muito tempo. Sentindo a sua falta no segundo set e vendo a equipe do ABC paulista crescer na partida e abrir vantagem no placar, o Mago foi acionado por Marcelo. O jogo de ontem mostrou a importância de um levantador como o William, ovacionado por ambas as torcidas em sua entrada. O duelo disputado contra o São Bernardo, na noite desta quinta feira, revelou o que um bom levantar pode fazer para que uma equipe se organize e vença a partida. O engraçado, é que o Mago só entrou no segundo set, no momento em que todos achavam que o Cruzeiro iria perder a parcial, o que ainda não aconteceu na Superliga, mas com a ajuda do campeão olímpico, o time conseguiu se reorganizar e vencer o set por 31 a 29. Já o terceiro set foi totalmente celeste. A equipe do São Bernardo perdeu o pique e viu o Sada Cruzeiro vencer mais uma partida por 3×0.

A Raposa começou o jogo com Fernando Cachopa, Evandro, Rodriguinho, Filipe, Isac, Pedrão e o líbero Serginho. Ao longo da partida entraram William, Alan e Leozinho. Já o São Bernardo Vôlei iniciou com Marlon, Gabriel, Madaloz, Ademar, Babu, Wennder e o libero Vini. Matheus, Iago, Victor, Rodrigo, Ademar, Carrasco, Wallaf e Pernambuco, entraram durante o jogo. Apesar de o oposto Evandro ter sido o maior pontuador do duelo no ABC paulista, com 14 pontos, o central Isac foi eleito o melhor em quadra e recebeu o troféu VivaVôlei.

Marcelo Mendez x Seleção Polonesa 

Contrato de Marcelo Mendez vai até 2019. Foto: CBV

Contrato de Marcelo Mendez vai até 2019. Foto: CBV

Nesta semana surgiram notícias de que o treinador da equipe celeste recebeu proposta para comandar a seleção da Polônia. De acordo com o blog Saída de Rede, do Uol, a seleção polonesa exigiu exclusividade de equipe. Marcelo Mendez, que tem mais dois anos de contrato no Sada Cruzeiro, não deseja sair da equipe celeste antes de 2019, o que tem dificultado as negociações. É importante a diretoria do Cruzeiro pensar em uma futura mudança.

Além da seleção da Polônia, o técnico argentino também é um dos nomes mais cotados para o lugar de Bernardinho, na seleção brasileira, que ainda não confirmou se vai permanecer na seleção ou não.

O próximo jogo do Sada Cruzeiro, líder da Superliga com 12 pontos, será contra o Lebes Gedore Canoas, no Rio Grande do Sul, na quarta-feira, 23. Em seguida, encara o Minas Tênis Clube em Contagem, no sábado, 26.

TABELA – SUPERLIGA 2016/17

POS.
TIME
PONTOS
JOGOS
Sada Cruzeiro Vôlei
12
4
Vôlei Brasil Kirin
8
3
Taubaté Funvic
8
3
SESI-SP
7
3
Bento Vôlei Isabela
6
3
Montes Claros Vôlei
6
3
Minas Tênis Clube
5
3
JF Vôlei
2
3
Lebes Gedore Canoas
1
3
10º
São Bernardo Vôlei
1
3
11º
Copel Telecom Maringá Vôlei
1
4
12º
Caramuru Vôlei/Castro
0
3

 

Classificado para as quartas
Rebaixados para a série B

Por Aline Reis
Foto: July Stanzioni/SM Press