Não temos time titular?


Salve nação celeste invicta em 2009! Fiquei preocupado com as declarações de Kléber e Anderson sobre a postura do Adílson de manter um rodízio de atletas que começam jogando. Em termos de grupo, a atitude dos jogadores não é positiva, pois desgasta a relação  com o técnico   e, além do mais, acho que todos sabemos quem é titular no Cruzeiro, inclusive os próprios jogadores.

 

No entanto, o rodízio é extremamente justificado. Porque colocar 11 titulares contra o Guarani de Divinópolis no Mineirãom correndo o risco de desfalcar o time para uma partida da Libertadores por causa de uma lesão ou do desgaste de algum jogador? A lesão do Fernandinho, com apenas três minutos em campo na partida contra o Tupi, mostra que as lesões envolvem mais do que condicionamento físico e podem acontecer em um lance fortuito como foi com o atleta.

Além disso, o rodízio serve para vermos todo o elenco e sabermos com quem podemos contar ou não. Imagina se a primeira partida do Diego Renan no ano fosse justamente contra o Boca na Bonbonera porque o Sorín não está disponível, por exemplo. É uma forma de deixar que todos os atletas se sintam úteis e sintam a camisa do clube. Se com o rodízio, Alessandro e Jael (embora este último não tenha nem jogado) pediram para sair, imagina se sempre jogassem os mesmos 11?

Mas já que Kléber e Anderson querem logo saber quem são os titulares da equipe, responderei a dúvida dos dois. Uma rápida olhada na escalação do Cruzeiro nas partidas da Libertadores nos permite tirar esta dúvida e entender como Adílson vem pensando o time titular.

1)      Goleiro

Fábio disputou os 3 jogos na Libertadores e não ficou de fora um minuto sequer. Embora Andrey tenha sido utilizado em algumas partidas no Mineiro, não resta dúvida sobre o goleiro titular.

2)      Laterais

Na direita o titular é Jonathan, que começou os 3 jogos como titular. Na esquerda, embora Fernandinho tenha sido o dono da camisa titular nas três partidas, o titular, até pela lesão de Fernandinho, é Sorín, que segundo Adílson, finalmente está pronto.

3)      Zagueiros

Leonardo Silva foi titular nos três jogos e foi muito bem, especialmente contra o Deportivo Quito. Uma vaga é dele. Leo Fortunato foi titular nas duas partidas na altitude, mas devido ao condicionamento de Thiago Heleno, titular contra o Estudiantes. Acho que a resposta da pergunta aqui é Leonardo Silva e Thiago Heleno. Anderson, o curioso, deve se contentar em ser a quarta opção, a não ser que Adílson julgue que ele não está 100% fisicamente.

4)      Volantes

A alma do time do Cruzeiro desde a chegada do Adílson ao Cruzeiro são os três volantes que marcam e saem para o jogo constantemente. Desde a saída de Charles no ano passado o trio titular de Adílson é claro. Marquinhos Paraná, Fabrício e Ramires. O trio só jogou junto em um dos três jogos (Deportivo Quito), mas nas outras duas a escolha de Adílson por Henrique, reserva imediato da posição, se deu pela impossibilidade de escalar Ramires (suspenso contra o Estudiantes) e Fabrício (suspenso contra o Universitário).

5)      Meia

Para completar o meio-campo Adílson tem sua preferência em Wágner, titular nas três partidas da Libertadores. Camilo e Gérson Magrão brigam pela reserva imediata da posição, com nítida vantagem para Magrão. Bernardo, que é volante, também pode ser uma opção.

6)      Atacantes

Junto com a zaga é o único setor em que há alguma dúvida, embora seja possível especular que a dupla titular é Wellington Paulista e Kléber que só jogaram juntos na Libertadores em 15 minutos na vitória contra o Estudiantes. Thiago Ribeiro e Wellington Paulista foram os titulares nesta partida, já que Kléber ainda estava chegando ao elenco. Contra o Deportivo, a dupla foi Thiago Ribeiro e Wellington Paulista, já que Kléber estava suspenso. Já contra o Universitário, a dupla foi Thiago Ribeiro e Kléber, já que era a vez de Wellington Paulista cumprir suspensão. Embora Thiago Ribeiro tenha sido titular nos três jogos, acredito que isso só ocorreu porque Adílson não podia iniciar a partida com Kléber e Wellington Paulista juntos. Os titulares do setor são, portanto, Kléber e Wellington Paulista.

Fica claro que uma análise sobre a equipe titular do Cruzeiro na Libertadores nos permite indicar os titulares da equipe. A equipe só não se repetiu devido a problemas que sempre ocorrem como lesões e suspensões. Aos que ainda estão em dúvida, segue o time titular na cabeça de Adílson destacando ainda quem fica no banco se todos estiveram a disposição.

Titulares: Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Sorín; Fabrício, Marquinhos Paraná, Ramires e Wágner; Kléber e Wellington Paulista.

Banco: Andrey, Jancarlos, Leo Fortunato, Henrique, Elicarlos, Gérson Magrão e Thiago Ribeiro.