Mais um abadá


Não tem jeito. Entra ano, sai ano e o Cruzeiro lança a camisa cheia de patrocinadores. Dessa vez, além do BMG, temos a distribuidora de combustíveis ALE e a Rede de Supermercados BH.  

Foto: CRUZEIRO/DIVULGAÇÃOMe pergunto se a proximidade do Axé Brasil 2011 teria incentivado o pessoal do Cruzeiro a lançar mais um abada para a torcida celeste. Patrocínios são necessários e a torcida entende isso, mas precisa de tanto?

Continua sendo um questionamento a necessidade de, convenhamos, deixar o manto azul celeste assim tão feio. Já não bastava o BMG em laranja com o qual ainda não nos acostumamos, chegaram agora mais cores vibrantes para estampar a camisa.

A Rede de Supermercados BH, que ganhou espaço nas costas, logo abaixo da numeração, vem em amarelo e vermelho. A logo da ALE é mais discreta e aparece em tamanho menor, na altura dos ombros. Para mim, no caso da distribuidora de combustíveis, o problema está na localização. Dois “carimbos”, um em cada ombro, bem perto daquela faixa branca que também desagradou parte da torcida.

Fica somente no sonho do torcedor aquela camisa bonita, lisinha, que ostenta as cinco estrelas soltas no peito. A esperança seria de que o marketing celeste aceitasse a sugestão de lançar para a China Azul uma camisa assim, livre de patrocínios.

Sempre existirão os fanáticos e colecionadores que comprarão todas as camisas do time, mesmo que ela seja um abadá. Certamente, porém, a tão sonhada camisa livre de todas essas cores que os patrocinadores trazem agradaria muito a torcida e impulsionaria as vendas.

Conversando com alguns amigos e observando a reação da torcida através do twitter posso dizer que não conheço ninguém que tenha gostado desse novo modelo apresentado. Se o problema é a falta de dinheiro, que se crie logo uma alternativa para repor a perda da lucratividade de o Cruzeiro tinha com os jogos no Mineirão. Ou isso ou vamos ter que começar a campanha #AbdadaNão.

A nova camisa que, acreditem, conseguiu ficar pior do que a anterior, será utilizada para a Copa Libertadores e na reta final do Campeonato Mineiro. Espero que, pelo menos, não nos traga má sorte. Desagradar a torcida já basta.