Juízes, retrancas, contra tudo e contra todos, Vai Cruzeiro! (Cruzeiro 1 x 0 Grêmio 16ª rodada Brasileirão 2014)


Salve guerreiros! Não sei dizer se o Cruzeiro não fez uma brilhante partida, ou o ferrolho gremista estava apertado demais, mas a vitória foi importantíssima em uma rodada de tropeços de quem vem atrás e a vantagem que estava apertada, volta a ser de cinco pontos.

O jogo

Um jogo diferente do que o Cruzeiro tem apresentado no Mineirão nesse brasileiro, primeira vitória simples jogando em seus domínios e algumas situações conspiraram pra isso. Um delas talvez fosse o fantasma dos 7 x 1 assombrando o Felipão que tratou de fechar seu time na defesa. Certamente mais uma arbitragem pífia daquelas que me deixam até na dúvida de são mal intencionados, ou péssimos árbitros mesmo, chagando até a anular um gol (o 4º em 3 jogos) em que o zagueiro Rodolfo derruba Marcelo Grohe e o professor (acho que na verdade ele nem merece essa alcunha) marca falta de ataque.

Primeiro tempo

Apesar de 61% de posse de bola e algumas mais numerosas chances de gol do Cruzeiro, as jogadas de maior perigo foram do Grêmio, em duas defesas milagrosas de Fábio em chutes a queima roupa do Dudu. Entretanto, foram 35 erros de passe da Raposa que não foi tão eficiente quanto no jogo passado, e isso fez diferença. Concordo que contra uma defesa tão fechada e covarde esse índice ter aumentado é natural.

Segundo tempo

O Grêmio definitivamente demonstra que veio ao Mineirão por um ponto e é empurrado para defesa por uma Raposa que quer a vitória a qualquer custo. Muitas chances criadas, um Julio Baptista sumido que me fez perceber como o Moreno faz falta. Apesar de não ter a mesma habilidade de Júlio, Moreno é bem mais dinâmico e acrescenta muito mais ao ataque que ficou muito estático facilitando a marcação tricolor. Aí veio o lance que começou a mostrar a má vontade do homem do apito com a possível vitória celeste. O Juiz anulou um gol legítimo celeste marcando uma falta em Marcelo Grohe que foi “cometida” por seu próprio zagueiro. Então, um dos melhores jogadores em campo pela segunda partida seguida, resolve a parada, Dedé vai ao ataque e cruza do bico da área na cabeça de Dagoberto e daí para o gol, e nem se o juiz quisesse poderia anular esse. Em compensação, o soprador de latinhas resolveu premiar o Grêmio que fez cera o jogo todo com 5 (CINCO) minutos de acréscimo, vai entender!

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 X 0 GRÊMIO

Local : Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 21 de agosto de 2014, quinta-feira
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Cartões amarelos: (Cruzeiro) Lucas Silva, Henrique, Nilton, Dedé (Grêmio) Edinho, Dudu, Zé Roberto
GOL: CRUZEIRO: Dagoberto, aos 41 minutos do segundo tempo
CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva (Nilton), Ricardo Goulart e Everton Ribeiro; Willian (Alisson) e Júlio Baptista (Dagoberto)
Técnico: Marcelo Oliveira

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Zé Roberto; Fellipe Bastos (Alan Ruiz), Ramiro, Riveros (Edinho), Luan e Dudu; Ronan (Fernandinho)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Próximo jogo da Raposa será no Serra Dourada em Goiânia contra o Goiás. Até lá China Azul. Guerreiro dos Gramados. Nossa torcida! Nossa Força!

Por: Álvaro Reis Junior