Jogos Históricos: Triunfo na 6ª rodada (Atlético-MG 1 x 3 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro de 2015)


Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentam neste sábado no Independência pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro e reeditam o cenário de encontro válido pela edição 2015 do Brasileirão, quando as duas equipes se enfrentaram no Horto pela mesma rodada.

Naquele ano, a Raposa vinha de mudança de treinador. Após a eliminação para o River Plate nas quartas de final da Libertadores e a derrota para o Figueirense em Santa Catarina na 4ª rodada, a diretoria tomou a polêmica decisão de dispensar Marcelo Oliveira, então bicampeão brasileiro pelo clube, e trazer de volta ao comando da equipe um já decadente Vanderlei Luxemburgo, comandante da Tríplice Coroa de 2003.

A estreia de Luxa no comando cinco estrelas não podia ser melhor. Na 5ª rodada, a Raposa bateu o Flamengo por 1×0 no Mineirão e, enfim, conquistou a primeira vitória naquela edição do torneio nacional. A missão seguinte seria justamente o clássico contra o Atlético-MG e no Horto, onde o retrospecto recente estava longe de ser dos melhores.

Eram já totalizados onze jogos sem vitória no estádio, oito deles desde a reinauguração em 2012 quando o Horto passou a ser palco dos jogos como mandante da equipe alvinegra, e a meta era superar este incômodo tabu e, enfim, mostrar que a equipe tinha condições de fazer uma campanha melhor do que a que fazia então no Brasileirão.

Com a bola rolando, no entanto, a primeira impressão foi de que o incômodo jejum seria prolongado. Nos primeiros minutos o que se viu foi uma verdadeira pressão atleticana, algo que vinha sendo tendência nos clássicos disputados no estádio. Não tardou e aos 13 minutos Leonardo Silva recebeu a bola em posição de impedimento, mas foi travado por Bruno Rodrigo. Na sobra, porém, a bola ficou para Luan que encheu o pé e colocou o Atlético-MG em vantagem.

O gol agitou o time atleticano, mas o Cruzeiro reagiu com maturidade e sem se assustar com a desvantagem. A partir dali, aliás, a Raposa passou a ser mais presente no campo de ataque, embora sem criar muitas chances de perigo.

O ritmo pouco intenso da partida, aliás, fez parecer que o placar não iria se alterar até o intervalo. Aos 46 minutos, porém, Alisson inverteu a bola para Willian na grande área e o atacante pegou mal e chutou cruzado. A bola, contudo, bateu em Jemerson e morreu no gol de Victor deixando tudo igual antes do término da primeira etapa.

No segundo tempo, o Cruzeiro voltou com Gabriel Xavier no lugar de Alisson e o meia mudou o jogo. Logo no primeiro minuto, em bobeada de Patric, Gabriel roubou a bola e bateu cruzado de perna esquerda para colocar a Raposa em vantagem.

O cenário da partida, a partir dali, se inverteria. Mais cauteloso, o Cruzeiro explorava os contra-ataques enquanto o Atlético-MG mantinha a posse de bola e buscava criar alternativas. Sem muito sucesso, Levir Culpi promoveu as entradas de Guilherme e Thiago Ribeiro nos lugares de Dátolo e Carlos aos 15 e aos 16 minutos, respectivamente. O objetivo de oxigenar o ataque funcionou em um primeiro instante, mas os atleticanos passaram a esbarrar em uma boa tarde da defesa azul e em Fábio, quando este era exigido pelas jogadas.

Seguro de si em campo, o Cruzeiro ainda conseguiria ampliar a vantagem. Aos 25 minutos, Willians ganhou disputa contra dois adversários e lançou Leandro Damião. O centroavante, por sua vez, cruzou para Marquinhos que de primeira e aproveitando a exposição da zaga rival, deu números finais ao confronto. O Atlético-MG até tentaria, mas não encontrou forças para reagir enquanto a Raposa deixou o Horto com três pontos mais na tabela de classificação.

Ficha Técnica: Atlético-MG 1 x 3 Cruzeiro

Motivo: 6ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2015.

Data: 06/06/2015.

Local: Independência, Belo Horizonte (MG).

Atlético-MG: Victor; Patric, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Dátolo e Giovanni Augusto; Luan, Carlos e Lucas Pratto. Téc: Levir Culpi.

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Pará; Charles, Willians, Willian, Marquinhos e Alisson; Leandro Damião. Téc: Vanderlei Luxemburgo.

Gols: Luan aos 13 min (1×0) e Alisson (1×1) aos 46 minutos do 1º Tempo. Gabriel Xavier (1×2) ao 1º min e Marquinhos (1×3) aos 25 minutos do 2º Tempo

Fonte: Cruzeiropedia.

Gols da partida: https://www.youtube.com/watch?v=z6W27EQizAc

Por: João Henrique Castro