Jogos Históricos: Pontapé inicial de 2014 (Cruzeiro 1 x 0 URT)


Cruzeiro e URT travaram duelos duros desde o retorno da equipe de Patos de Minas ao Módulo I em 2014. Ausente da principal divisão estadual desde 2006, o Pato teve a dura missão de reestrear na principal divisão estadual justamente contra a Raposa, atual campeã brasileira e que conquistaria novamente o torneio nacional naquela temporada.

No dia 26 de Janeiro de 2014, o time celeste levou a campo uma formação consolidada ao longo da campanha inquestionável do título brasileiro de 2013. De todos os jogadores que entraram em campo, apenas Marcelo Moreno, saído do banco, havia chegado na equipe para a nova temporada, enquanto os demais eram todos remanescentes da equipe campeã.

A estreia no campeonato estadual, contudo, não empolgou de forma notória a torcida, uma vez que pouco mais de 11 mil torcedores estiveram presentes no Mineirão. De fato, o bolso dos torcedores ainda ardia com os gastos para acompanhar o último Brasileirão e se preparava para a disputa da Copa Libertadores. Mas também é provável que poucos esperassem que aquele confronto reservasse tanta dificuldade para a Raposa.

É bem verdade que o que se viu em campo, como tem sido costumeiro nos confrontos entre Cruzeiro e URT, foi um verdadeiro massacre cruzeirense e uma grande aula de como ser obstáculo do goleiro adversário. Aos 28 minutos da primeira etapa, o scout da partida já marcava a vantagem de 12 finalizações contra 2 da URT para o Cruzeiro. Mas nada da rede balançar.

A pressão cinco estrelas prosseguiu e era notável o quanto Ricardo Goulart havia se preparado para ser o grande protagonista do ano. A maior parte das chances saía dos seus pés. E quando o primeiro tempo caminhava para um desfecho sem gols, o meia cruzeirense aproveitou cruzamento de Egídio, em uma das jogadas mais marcantes daquela formação bicampeã, e cabeceou para o fundo da rede adversária.

Na segunda etapa, a tônica foi a mesma. O goleiro Giuliano operou mais uma sequência de boas defesas, o Cruzeiro seguiu dominando as ações, mas o placar permaneceu como estava ao intervalo. Ao fim do confronto, a tabela apontava os primeiros três pontos do futuro campeão mineiro de 2014 e apresentava Ricardo Goulart como o líder da trupe vencedora daquela temporada.

Ficha Técnica: Cruzeiro 1 x 0 URT

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro de 2014.

Data: 26/01/2014

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG).

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Lucas Silva, Souza, Ricardo Goulart (Marcelo Moreno) e Everton Ribeiro; Dagoberto (Willian) e Borges (Júlio Baptista) Téc: Marcelo Oliveira.

URT: Giuliano; Iran, Marcelinho, Pablo e Marcel; Tiago Matos, Diogo Marzagão e Erick; Michel (Wendell Lira), Paulão (Eraldo) e Robinho (Leandro Mineiro). Téc: Luiz Eduardo.

Gol: Ricardo Goulart aos 43 minutos do 1º Tempo.

Cartões amarelos: Diogo Marzagão e Marcel (URT)

Fonte: Cruzeiropedia.org

Link dos melhores momentos: https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=FBJa6fawftY

Por: João Henrique Castro