Jogos Históricos: Pintou o sete! (Tupi 2 x 7 Cruzeiro – Campeonato Mineiro de 2009)


Cruzeiro e Tupi farão uma das semifinais do Campeonato Mineiro de 2018 e a última vez que as duas equipes se encontraram em um mata-mata, a Raposa massacrou a equipe de Juiz de Fora no Estádio Jornalista Mário Helênio.

2º colocado na fase classificatória, o time cruzeirense vinha ganhando confiança na temporada. Priorizando a Libertadores, a Raposa tinha feito uma primeira fase sem derrotas, mas com muitos tropeços. Os reservas haviam empatado com o Uberaba e um time misto não saiu do zero contra o Tupi. Os titulares também não conseguiram superar o América e o Rio Branco de Andradas e o destino colocou a equipe alvinegra de Juiz de Fora no caminho da Raposa nas quartas de final.

A campanha do Tupi, por sua vez, era marcada pela quantidade de empates. Foram seis em onze jogos na fase classificatória. Com mais três vitórias e duas derrotas, o sétimo lugar foi construído com a melhor defesa do interior e o pior ataque entre os não rebaixados. Se desenhava assim um cenário em que a Raposa poderia ter dificuldades de vencer com tranquilidade a equipe juiz-forana.

Os cruzamentos das quartas de final foram definidos três dias antes da primeira partida. O Cruzeiro goleou o Democrata de Governador Valadares por 7×0 no Mineirão e solicitou à FMF que a partida de ida das quartas de final fosse no Mineirão. Eram dois objetivos. Poupar uma viagem, já que a equipe já se encontrava em Belo Horizonte, e tentar definir o confronto já no duelo de ida, uma vez que o Cruzeiro iria a Argentina três dias após o segundo jogo para enfrentar o Estudiantes pela Libertadores.

Parte do plano, porém, não deu certo. No Mineirão, um 1×0 magro não deixou nada decidido. Era necessário não perder por mais de um gol em Juiz de Fora. Diante disso, os titulares foram escalados também para o duelo da volta.

Seria justamente no Estádio Jornalista Mário Helênio, porém, que a sólida defesa alvinegra ruiria. Especialmente na segunda etapa, uma vez que o primeiro tempo foi mais uma vez tímido em gols e a Raposa só conseguiu inaugurar o marcador aos 32 minutos com um gol de pênalti marcado Kléber Gladiador.

Precisando de uma improvável virada e de abrir dois gols de vantagem, o Tupi ficou sem perspectivas na disputa. No segundo tempo, o massacre celeste se desenhou. Aos 9 minutos, Kléber fez mais um. Aos 18, foi a vez de Ramires. E aos 21, Fabrício já colocava 4×0 para o Cruzeiro no placar.

O Tupi até conseguiria reagir. Fabrício marcou contra aos 24 minutos e Hugo marcou de falta aos 28. Logo na saída de bola, porém, Kléber marcou mais uma vez e a Raposa começou uma nova série de gols. Ramires fez o sexto aos 42 minutos e ainda teria tempo para Marquinhos Paraná pintar o sete aos 44 minutos.

Em um jogo limpo, apesar dos muitos amarelos, o Cruzeiro sacramentou a sua vaga para as semifinais do torneio. Pelo caminho, Boa Esporte e, na decisão, o Atlético-MG que, assim como no ano anterior, seria goleado por 5×0.

A maior goleada no mata-mata, porém, foi o 7×2 sobre o Tupi. E com ela, o Cruzeiro mostrava a força avassaladora que o conduziria até o bicampeonato estadual ao fim da competição.

Ficha Técnica: Tupi 2 x 7 Cruzeiro

Motivo: Jogo de volta das quartas de final do Campeonato Mineiro de 2009.

Data: 05/04/2009

Local: Estádio Jornalista Mário Helênio, Juiz de Fora (MG).

Tupi: Gonçalves; Serginho, Reginaldo, Rodrigão, Michel, Bruno Ramos, Darlan (Noel), Robson (Rodrigo Mucarbel), Hugo, Ademílson, Márcio Carioca (Carlão). Téc: Leonardo Condé.

Cruzeiro: Fábio; Jancarlos, Gustavo (Léo Fortunato), Thiago Heleno e Gerson Magrão; Fabrício (Elicarlos), Marquinhos Paraná, Henrique e Ramires; Soares (Bernardo) e Kléber. Téc: Adilson Batista.

Gols: Kléber aos 32 minutos do 1º tempo (0x1); Kléber aos 9 minutos (0x2), Ramires aos 18′ (0x3), Fabrício aos 21′ (0x4), Fabrício – contra aos 24′ (1×4), Hugo aos 28′ (2×4), Kléber aos 29′ (2×5), Ramires aos 42′ (2×6) e Marquinhos Paraná aos 44′ do segundo tempo (2×7)

Cartões amarelos: Bruno Ramos, Noel, Reginaldo e Gonçalves (Tupi), Fabrício, Fortunato, Henrique, Jancarlos, Kléber e Thiago Heleno (Cruzeiro).

Fonte: Almanaque do Cruzeiro

Gols da partida: https://www.youtube.com/watch?v=wYdND6hz5vk

Por: João Henrique Castro