Jogos Históricos: Goleada em Avellaneda (Racing 0 x 4 Cruzeiro – Mercosul 1999)


Quando o torcedor cruzeirense pensa no Racing, ele automaticamente lembra dos confrontos pela antiga Supercopa da Libertadores, competição que reunia anualmente todos os campeões da Libertadores e em que a Raposa acumulou duas taças, em 1991 e 1992, esta última contra o próprio Racing.

As duas equipes, no entanto, se enfrentaram em outras ocasiões e em uma delas o Cruzeiro repetiu a goleada por 4×0 do título de 1992, mas desta vez em plena Argentina.

No dia 15 de Setembro de 1999, Cruzeiro e Racing se enfrentaram pelo Grupo A da antiga Copa Mercosul, competição criada pela Conmebol em 1998 e que manteve a missão de indicar o adversário do campeão da Libertadores na Recopa Sul-Americana em uma linha evolutiva do torneio que terminou na Copa Sul-Americana.

Naquela temporada, Cruzeiro, Racing, Palmeiras e River Plate se enfrentaram por 2 vagas nas quartas-de-final no torneio e a Raposa e o Racing se enfrentaram no Estádio El Cillindro pela quarta rodada da chave.

No momento do encontro, o Cruzeiro liderava a chave com 7 pontos (vitórias sobre River Plate e Racing, além de um empate contra o Palmeiras) e os argentinos estavam zerados após derrotas para o Palmeiras, River e o próprio Cruzeiro, todas elas em confrontos fora de casa. O duelo contra o time cinco estrelas era, portanto, a última chance do clube de Avellaneda voltar a brigar pela classificação.

Uma semana antes daquele duelo, o Cruzeiro havia sido derrotado pelo Corinthians por 3×1 no Mineirão em uma fracassada tentativa de vingar a derrota na decisão do Brasileirão de 1998 para os paulistas, mas a Raposa seguia firme na briga por uma das primeiras posições na fase classificatória do campeonato nacional. A Mercosul, porém, atraía os cruzeirenses e o time cinco estrelas atuou com força máxima contra o Racing.

De fato, o que se viu em campo foi a confirmação das campanhas que Cruzeiro e Racing faziam até então. Com gols do meia Paulo Isidoro e do lateral-esquerdo André Luiz, a Raposa foi para os vestiários no intervalo já com um 2×0 no placar. E no segundo tempo, o meia Djair e novamente Paulo Isidoro sacramentaram a goleada e encaminharam a classificação do Cruzeiro às quartas-de-final do torneio.

Ficha Técnica: Racing 0 x 4 Cruzeiro 

Motivo: Copa Mercosul de 1999. 4ª rodada do Grupo A.

Data: 15/09/1979

Local: El Cilindro, Avellaneda (Argentina).

Racing: Cáceres; Gaitan, Banegas, Falashi (Ubeda) e Liendo; Garaycochea, Bastia, Lux e Orellano (Delgado); Diez (Peralta) e Chatruc. Téc: Gustavo Costas.

Cruzeiro: André; Gustavo, Cris, Marcelo Djian e André Luiz; Donizete (Marcos Paulo), Valdo, Djair, Paulo Isidoro; Marcelo Ramos (Ricardinho) e Alex Alves (Geovanni). Téc: Levir Culpi.

Gols: Paulo Isidoro aos 34′ e André Luiz aos 40′ do 1º Tempo. Djair (falta) aos 6′ e Paulo Isidoro aos 14′ do 2º Tempo.

Cartão amarelo: Ubeda.

Fonte: Almanaque do Cruzeiro.

Link dos gols: https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=XMiQM-e4QCs

Por: João Henrique Castro