Jogos Históricos: Goleada e classificação (Cruzeiro 4 x 0 Tupi – Campeonato Mineiro de 2007)


O Cruzeiro de Paulo Autuori em 2007 não deixou saudade no torcedor cruzeirense. Apesar da liderança na fase classificatória do estadual, a equipe não convencia. E na Copa do Brasil, a Raposa havia eliminado o Veranópolis do Rio Grande do Sul e a Portuguesa com alguma dificuldade.

Uma das poucas atuações convincentes daquela equipe, no entanto, seria contra o Tupi no jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. A Raposa até já havia goleado o Galo Carijó por 6×2 na fase classificatória, mas não havia passado de um empate em 0x0 no jogo de ida do mata-mata em Juiz de Fora.

Quatro dias antes do confronto definitivo contra o Tupi, o time celeste havia sido derrotado pelo Brasiliense por 1×0 no Mineirão, mais um indício de que a situação da equipe não era boa. A desconfiança sobre a equipe aumentava e, não a toa, pouco mais de 15 mil torcedores se dispuseram a ir ao Mineirão para o duelo contra os alvinegros.

Em campo, porém, o Cruzeiro mostraria desde o apito inicial uma postura diferente dos jogos anteriores. Aos oito minutos, Geovanni cobrou escanteio e Thiago Heleno abriu o placar com uma conclusão de cabeça. Já aos vinte e quatro minutos, foi a vez de Ricardinho fazer uma bela enfiada de bola para Araújo que driblou o goleiro e ampliou o placar.

A atuação celeste seguiu impecável e ainda no primeiro tempo Jonathan, que atuava na lateral-esquerda, fez boa jogada pela linha de fundo e serviu Guilherme que, também de cabeça, fez 3×0 aos 40 minutos.

Na segunda etapa, o ritmo caiu. Afinal de contas, a Raposa já estava com a vaga na mão e se poupava para o confronto de volta contra o Brasiliense. Ainda sim, haveria tempo para Gabriel converter um pênalti sofrido por Araújo e fechar o placar.

A sequência imediata da temporada, contudo, mostraria que aquela atuação sob o comando de Paulo Autori havia sido uma exceção. O time celeste não reverteria a desvantagem para o Brasiliense e seria goleado no confronto de ida da decisão estadual. A equipe, porém, daria a volta por cima e terminaria o ano com uma vaga na Libertadores sob o comando de Dorival Júnior. Mas, definitivamente, a exceção de duelos como este contra o Tupi, não apresentaria praticamente nada no primeiro semestre que deixasse saudades.

Ficha Técnica: Cruzeiro 4 x 0 Tupi

Motivo: Jogo de volta das semifinais do Campeonato Mineiro de 2009.

Data: 22/04/2007

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG).

Cruzeiro: Fábio, Luizão, Gladstone e Thiago Heleno (Paulinho Dias); Gabriel, Ricardinho (Fellype Gabriel), Maicosuel, Geovanni e Jonathan (Fábio Santos); Araújo e Guilherme. Téc: Paulo Autuori.

Tupi: Marcelo Cruz; Zé Carlos, Jorge Luiz, Johnny e Jean; Gilson, Santos, Sidnei e Renato Santiago (Wesley); Allan (Bruno) e Leandro Guerreiro (Douglas). Téc: Zé Luís.

Gols: Thiago Heleno, aos 8 min., Araújo, aos 24 min., e Guilherme, aos 40 min. do 1º tempo; Gabriel, aos 32 min. do 2º tempo.

Cartões amarelos: Jorge Luiz, Johnny e Jean (Tupi); Gabriel (Cruzeiro)

Fonte: Almanaque do Cruzeiro

Gols da partida: https://www.youtube.com/watch?v=Xn_Q0zUUzLU

Por: João Henrique Castro