Jogos Históricos: 3 pontos em Patrocínio (Patrocinense 1 x 2 Cruzeiro – Campeonato Mineiro de 1994)


Cruzeiro e Patrocinense voltam a se enfrentar neste domingo após 24 anos sem se encontrar em campo. E ao longo da história, foram apenas seis confrontos entre as equipes.

Nos anos 90, a equipe de Patrocínio teve a oportunidade de disputar o Campeonato Mineiro em quatro edições. Em 1991, 1992, em que ficou em 10º lugar e obteve sua melhor classificação no campeonato, 1993 e 1994, ano em que foi rebaixada e se despediu da principal divisão estadual até o retorno ao Módulo I na edição atual.

Ao todo, Cruzeiro e Patrocinense se enfrentaram seis vezes neste período, três vezes no Mineirão e três vezes em Patrocínio. E embora a Raposa jamais tenha sido derrotada pela Águia, apenas em uma das oportunidades em que o confronto aconteceu na casa rival o Cruzeiro saiu vencedor. Justamente no último confronto entre as equipes na cidade em 1994.

A partida aconteceu entre dois confrontos pela Copa Libertadores em um ano em que o Cruzeiro havia caído em um verdadeiro grupo da morte. Boca Juniors, Palmeiras e Vélez Sarsfield compunham o dificílimo Grupo 2 e quatro dias antes do duelo em Patrocínio, o time celeste havia vencido o Boca em plena Bombonera por 2×1, recuperando-se do empate contra o Vélez na abertura da chave.

O confronto contra a Patrocinense, contudo, era também importante. Naquela temporada, o Campeonato Mineiro era disputado em pontos corridos, turno e returno, e qualquer tropeço podia ser fatal. Ainda assim, a Raposa já tinha construído uma pequena vantagem, inclusive uma vitória sobre o Atlético-MG no confronto direto, e seja por suspensão ou por opção do treinador Ênio Andrade, nomes como Ronaldo, em início de carreira e às vésperas da convocação para a Copa de 1994, e Ademir ficaram de fora do duelo.

Passadas as nove primeiras rodadas, o Cruzeiro ostentava uma vantagem de sete pontos sobre o Atlético-MG em uma época em que a vitória valia dois pontos. A proximidade do confronto contra o Palmeiras pela Libertadores ocupava as cabeças, mas a equipe cruzeirense enviada a Patrocínio tinha nomes como Dida, Paulo Roberto, Célio Lúcio, Nonato e  Roberto Gaúcho.

O fato da Patrocinense ter empatado em 2×2 com o Atlético-MG algumas rodadas antes e do Cruzeiro ter tropeçado nas demais visitas ao adversário também criavam um alerta, mas a Raposa caminhava consciente e convicta em um campeonato que terminaria com um título invicto da equipe cinco estrelas. E não seria diferente naquela tarde de domingo.

Ainda na primeira etapa, Cleisson recebeu um belo passe na entrada da pequena área e tocou por cobertura sobre o goleiro Aranha e abriu o placar para a Raposa aos 34 minutos do primeiro tempo. Placar que permaneceria no marcador até o intervalo.

No primeiro minuto da segunda etapa, porém, o Cruzeiro teve um pênalti a favor e Paulo Roberto ampliou, deixando o time celeste com uma vantagem confortável no placar. Aos 29 minutos, entretanto, Hgamenon, um nome clássico do Campeonato Mineiro durante os anos 90, descontou para a Águia e colocou números finais no placar.

A vitória celeste significou o nono triunfo em dez jogos e a manutenção da vantagem sobre o Atlético-MG na liderança. Os sete pontos de vantagem virariam dez até o encerramento do torneio e a Raposa conquistaria o Campeonato Mineiro pela vigésima sétima vez em sua história.

Ficha Técnica: Patrocinense 1 x 2 Cruzeiro

Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro de 1994.

Data: 20/03/1994

Local: Pedro Alves Nascimento, Patrocínio (MG).

Patrocinense: Aranha; Ronaldinho, Cica, Alexandre e Paulo César; Eurico, Mauro, Daniel, Fabiano (Maranhão) e Hgamenon; Marquinhos. Téc: Wanderlei Paiva.

Cruzeiro: Dida; Paulo Roberto, Célio Lúcio, Luizinho e Nonato; Rogério Lage, Careca (Catê), Luiz Fernando e Valdir (Zelão); Cleison e Roberto Gaúcho. Téc: Ênio Andrade.

Gols: Cleison aos 34 minutos do 1º tempo (1×0). Paulo Roberto a 1 minuto (2×0) e Hgamenon (2×1) aos 29 minutos do 2º Tempo.

Cartões amarelos: Roberto Gaúcho, Cleison e Nonato (Cruzeiro); Daniel (Patrocinense).

Fonte: Almanaque do Cruzeiro

Link dos gols: https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=FBJa6fawftY

Por: João Henrique Castro