Jogando como se deve, Cruzeiro conquista menos do que merecia


Contra o Corinthians foi incomum a forma de jogar do Cruzeiro, mas o time ganhou. Contra o Vasco, o estilo de jogo foi o que era aclamado pela ala mais conservadora, mas a vitória não veio. Como se deve fazer então?

No jogo contra o Vasco, o Cruzeiro soube dosar prudência, que tinha sido demasiada contra o Corinthians, e ímpeto ofensivo, que inexistiu perante o time paulista. Ou seja, foi um time equilibrado, que merecia mais do que o empate. É claro que a qualidade do time carioca não pode ser comparada com a do time paulista. A diferença é absurda.

O Cruzeiro de Cuca mostrou mais uma vez que tem mais a cara do 3-5-2, do que do 4-2-2-2. A zaga fica menos vulnerável com Caçapa marcando Edcarlos. 🙂

Jogando como se deve, Cruzeiro conquista menos do que merecia - Fotos: VipCommA diferença básica entre o time de hoje e o de quarta-feira foi a posse de bola. Com a bola nos pés, o Cruzeiro se livrou da perturbadora linha de cinco homens na zaga, fazendo com que os alas jogassem de laterais. Teve, com Diego Renan, e principalmente com Rômulo, uma saída de bola com mais qualidade. O que falta mesmo é um camisa nove que seja unanimidade, que seja acima de qualquer suspeita em relação a sua qualidade, que o torcedor possa ter nele a certeza de gols. Thiago Ribeiro, nosso melhor jogador, não tem características de ser esse finalizador, embora tenha perdido algumas chances. Wellington Paulista não passa confiança, e nessa tecla eu já bati muito, por isso me abstenho.

Ao trocar Montillo por Roger, Cuca mudou um pouco o estilo de jogo. Roger é mais lento, mas, motivado, tem a capacidade de decidir um jogo. Montillo foi bem, e foi melhor ainda marcado.

A dupla de volantes, bem centralizada, de olho em Carlos Alberto, fez boa partida, embora falte um pouco de qualidade no passe do Henrique. Diego Renan foi melhor do que vinha sendo, mas pior do que normalmente ele era.

Após o fim do jogo, minha torcida mudou um pouco. Vou ficar na torcida por Farías. Que ele seja o camisa nove que eu tanto falo que falta, embora a saída de WP seja um pouco dificultada porque Cuca vê nele o que mais ninguém enxerga.

Mauro Jr (@maurojuniorr), 18, é estudante de Ciências Sociais pela UFV e cruzeirense antes mesmo de ter alguma formação física, ainda dentro do útero. Escreve para sites na internet desde o ano de 2008, quando tinha apenas 16 anos. Considera a tática de um time primordial para o progresso e é disso que ele fala aqui no site Guerreiro dos Gramados.